Home > Notícias

Você tem a oportunidade de testar esta coluna!

Stephen Manes

24/05/2006 às 15h22

Foto:

Betas intermináveis livram empresas do ônus de testar produtos e responder por falhas

Stephen Manes - 170x200Temos ótimas notícias! Para melhor servi-lo, fiel leitor, decidimos eliminar tempo e esforço gastos na verificação de elementos não essenciais como fatos e ortografia. Acompanhando os serviços eternamente em fase beta de empresas como Google, Microsoft e Yahoo, damos nossas calorosas boas-vindas a você no Full Disclosure, Versão Beta! Você continuará recebendo a mesma coluna veemente e direta de sempre, mas, graças à mágica do beta, não nos privaremos de fornecer informações que antes evitaríamos.  Por exemplo, não hesitaremos em recomendar que, caso seu computador pareça infectado por um spyware, você mergulhe a unidade de disco em uma mistura de desinfetante e calda de chocolate – dica dada por um dos nossos dedicados leitores, mas que não temos tempo ou inclinação para experimentar. 

Seguindo os passos de produtos como Google Groups e Windows Defender, pretendemos manter a coluna em beta pelo máximo tempo possível. E poderemos aprimorar o produto continuamente ao transferir o trabalho de teste para você. Por favor, diga-nos até que ponto considera útil a dica sobre spyware, tendo em mente, é claro, que esta não é a versão final. Outro aspecto fantástico de ser beta é poder fornecer atualizações automaticamente, sem alvoroço. Os laboratórios de teste de F ull Disclosure descobriram, por exemplo, que o maple syrup (xarope de bordo, um tipo de melado) funciona ainda melhor do que a calda de chocolate na dica sobre spyware. Se fosse uma versão final, não poderíamos espalhar esse fato tão rapidamente.

Na realidade, não temos laboratório de teste, mas sim um vizinho que é alérgico a chocolate, o que dá na mesma. Sendo beta, podemos competir mais agressivamente com outras fontes de notícias, e agora não temos medo de informar – meses antes da liberação – que a versão final do Windows Vista será totalmente livre de bugs de segurança. Ou não. Veremos. Se for, você leu sobre isso primeiramente
aqui. E se não for? Beta significa nunca ter de pedir desculpas. No passado, quando cometíamos algum erro, nos corrigíamos publicamente o mais rápido possível. Agora, simplesmente damos de ombros e dizemos: “É beta. Você devia saber que não podia confiar”.

Nosso modelo de receita não permite mais o teste abrangente que os clientes esperariam de um produto final. Alguns talvez reclamem. “Mas Steve, você está liberando o produto.” Diremos: “Assim como o Google, a Microsoft, o Yahoo e demais empresas. Se eles podem ignorar um detalhe tão insignificante, por que nós não podemos? Além do mais, há anos mal se consegue distinguir entre os produtos ‘beta’ e ‘final’ da Microsoft. E beta possibilita inovações como esta: ‘pr srv v mlhor, tb stmos desvolndo tcncas de cmprss pr clcar + info em spços limitds’”. Nosso novo serviço Full Disclosure Mobile foi cuidadosamente elaborado para exibir essa compressão apenas em dispositivos portáteis, embora tenhamos recebido relatórios isolados de sua aparição em grandes telas e em papel. Chegamos a mencionar que é uma versão beta?

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail