Home > Notícias

Microsoft apresenta Windows Media Photo, o concorrente do JPEG

WMP oferece vantagens técnicas, mas terá que ser adotado em câmeras, impressoras e softwares para decolar

Por Harry McCracken, para o IDG Now!*

25/05/2006 às 11h45

Foto:

WMP oferece vantagens técnicas, mas terá que ser adotado em câmeras, impressoras e softwares para decolar

A Microsoft apresentou na quarta-feira (24/05), durante o evento WinHEC (Windows Hardware Engineering Conference) que acontece em Seattle (Estados Unidos) o novo formato de arquivo Windows Media Photo, que promete concorrer com o JPEG, atual padrão de mercado.

Apresentado pela companhia como um formato dramaticamente melhor, o Windows Media Photo (WMP) foi criado para preservar mais informações de uma foto (como a variação dinâmica, por exemplo) e oferecer imagens mais bonitas com um nível de compressão maior – a Microsoft diz que o formato vai produzir fotos com qualidade a até 25 vezes de compressão.

O WMP também traz vantagens técnicas, como possibilitar que os dispositivos e softwares que o suportam renderizem uma parte da imagem ou uma versão de menor resolução, sem ter que brigar com toda a imagem em alta resolução. E prove apenas um algoritmo para compressão com ou sem perda.

Apesar das vantagens técnicas, o WMP terá que ser suportado por câmeras, impressoras, softwares de foto, navegadores e uma série de dispositivos e aplicações para decolar. Outra questão é se a Microsoft vai querer emplacar o formato como padrão de mercado ou uma alternativa ao JPEG.

Contudo, o WMP está empacotado no padrão portátil XPS de documentos e impressão, portanto os aparelhos que suportarem XPS devem suportar o WMP, o que pode dar força ao formato.

O Vista suportará o WMP, mas a Microsoft pretende lançar algum tipo de extensão para que o Windows XP também o suporte.

*Harry McCracken é editor da PC World, em São Francisco

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail