Home > Notícias

Cinco passos para ordenar a bagunça de cabos

Stan Miastkowski, PCW/EUA

01/06/2006 às 17h33

Foto:

Se você reparar ao redor, não vai demorar para encontrar uma típica instalação de computador em um ambiente qualquer: uma profusão de cabos enrolados um ao outro. Esta instalação confusa de cabos estará ok se estiver atrás do computador no canto de uma sala. Mas as chances de manter cabos de vídeo e áudio e outros aparelhos espalhados pela casa é grande.

Você pode esconder cabos nas paredes ou comprar equipamentos que exerçam esta função, mas muitas vezes é complicado e caro. Felizmente, existem caminhos rápidos e baratos para organizar e esconder os cabos. Siga os passos a seguir e veja os benefícios:

Benefícios: organizar e esconder cabos
Custo: variável
Nível de conhecimento: iniciantes ou intermediários
Tempo requerido: de 30 minutos a algumas horas

1) Corte no comprimento: Nada causa mais desordem do que cabos longos desnecessariamente. Coloque os dispositivos que você irá precisar em seus lugares finais e meça o comprimento correto dos cabos. Adicione mais um pouco para segurança e vá em frente: corte o cabo.

2) Esconda longos caminhos de cabos: Se o ambiente onde você está instalando os cabos tem carpetes ou pisos em que seja possível esconder os cabos, faça o serviço. Trabalhe cuidadosamente, usando equipamentos para empurrar os cabos embaixo do carpete. Cuidado para não danificar o cabo ou o piso.

3) Mais embaixo: Se você tem espaço para esconder os cabos embaixo do piso, o caminho mais fácil é fazer um buraco no chão e colocar os cabos embaixo do piso. Uma dica: veja atentamente onde está furando para não acertar cabos elétricos. Na dúvida, procure um profissional.

4) Apele para acessórios: Em alguns casos, nenhum procedimento que falamos anteriormente irá funcionar. Então, considere esconder os cabos dentro de canaletas. Elas não irão resolver o problema, mas terá um aspecto menos desorganizado. 

5) Rotule e cubra os cabos: use etiquetas ou fitas. Com longos cabos, faça etiquetas para ambos os lados. Assim será mais fácil manipular a infinidade de cabos no futuro.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail