Home > Notícias

O Word está na internet

Processadores de textos online permitem criar e compartilhar documentos na web

David de Oliveira Lemes

01/06/2006 às 11h44

Foto:

Teclado Roxo 180Processadores de textos online permitem criar e compartilhar documentos na web

Quem utilizava o bom e velho WordStar, criado em 1978, nem imaginava que um dia seria possível criar e compartilhar seus documentos via internet. Com os novos processadores de textos, que ficam disponíveis via web, vários usuários localizados em pontos distintos do planeta podem, por exemplo, escrever e editar um texto. Para isso, basta um navegador e uma conexão com a rede mundial de computadores. São versões reduzidas dos produtos que temos instalados em nossos computadores, como o Microsoft Word ou OpenOffice.org, mas que costumam dar conta do recado.

Ideal para trabalhos colaborativos e em equipe, o que pode aumentar a produtividade em determinados projetos, os editores de texto online oferecem mobilidade e agilidade. PC WORLD analisou sete versões disponíveis gratuitamente. Confira.

numero01:: ajaxWrite
O ajaxWrite tem um visual semelhante ao do WordPad do Windows. Com ele, você pode criar textos e salvar um arquivo DOC direto no computador. Inclui recursos básicos como alinhamento, fontes, impressão, tabelas, links, listas de números e marcador texto. O ponto negativo é o fato de o ajaxWrite não salvar o arquivo online.

numero02:: gOFFICE 
  
Os aplicativos oferecidos pelo gOFFICE  vão além de um simples editor de textos. Com os programas é possível criar cartões de visita, cartões de aniversário e natal, cardápios de restaurante, currículos, apresentações e planilhas. Além dos recursos básicos presentes nos processadores de textos, o gOFFICE salva seus arquivos direto no servidor, além de oferecer a opção de exportar seus trabalhos em PDF ou HTML.

numero03:: Rallypoint
Com o Rallypoint você pode criar, organizar e compartilhar seus textos. Ao se cadastrar, você ganha um endereço web para acessar rapidamente seus trabalhos. Após criar a conta, você tem 25 MB para utilizar em seus projetos. O Rallypoint permite que você crie templates, convide cinco outros integrantes e crie grupos de trabalho. Utilizando o editor de textos, você pode trocar a cor de fundo de tela, inserir imagens, filmes e arquivos em Flash. Também oferece alinhamentos, listas, hiperlinks e recursos de negrito e itálico. Ao alterar um texto ou projeto, todos os envolvidos recebem uma notificação por e-mail. Ideal para trabalhos em equipe.

numero04:: ThinkFree Write           
Ao se tornar usuário do ThinkFree, você ganha 1 GB de espaço de armazenamento e pode cria arquivos compatíveis com o Microsoft Office. Além de processador de texto, ele oferece também uma ferramenta para fazer apresentações ao estilo PowerPoint e planilhas compatíveis com o Excel. Ao criar um arquivo, você encontra duas opções: uma para Quick Edit e outra para Power Edit. A primeira é indicada para arquivos mais simples para edição rápida, enquanto a segunda traz recursos mais sofisticados. O ThinkFree foi desenvolvido em Java e, por isso, o tempo de carregamento é um pouco maior que o de seus concorrentes. Em contrapartida, oferece mais recursos.

numero05:: Writeboard
O Writeboard é um editor de textos que permite criar e compartilhar seus e projetos. Mas não espere recursos mais avançados. Ele não vai além de sinais em bold e itálico. Ao salvar o trabalho no servidor, você ganha um endereço para acessar o material. Neste endereço, outras pessoas podem fazer comentários a respeito do que está escrito. Você pode salvar o texto em TXT ou em HTML no seu computador ou enviar por e-mail para outras pessoas.

numero06:: Writely               
Um dos mais completos editores de textos online, o Writely  permite editar seus textos como se você estivesse usando o Word. É possível selecionar fontes, usar estilos pré-definidos, inserir tabelas, links e imagens. Você salva os arquivos no servidor e pode autorizar outros usuários a alterar o texto. Para quem já tem o texto pronto, feito no Word ou em algum outro editor de texto, basta fazer o upload. Com o Writely também é possível publicar o texto produzido direto em seu blog.

numero07:: Zoho Writer               
Com o Zoho Writer você pode criar e editar seus documentos, compartilhar com outros usuários, publicar seus textos diretamente em seu blog (Blogger, Typepad e LiveJournal), exportar arquivos em documentos nos formatos DOC, PDF e SXW (OpenOffice.org). O Zoho salva os documentos periodicamente, evitando assim que você perca seu trabalho. Você também poderá atribuir tags aos seus documentos para melhor localizá-lo no servidor.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail