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Europa lança campanha de segurança

Comissão Européia diz que usuários dedicam menos de 13% do seu tempo à segurança

Por Paul Meller, para o IDG Now!*

01/06/2006 às 11h54

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A Europa continua sem ter consciência dos riscos de segurança nas redes corporativas, declarou a Comissão Européia nesta quarta-feira (31/05) ao revelar uma campanha de conscientização chamada IT Security for Europe.

A comissão disse em uma declaração que as empresas, indivíduos e autoridades públicas gastam muito pouco tempo com a segurança de suas redes e computadores. Cerca de 5% a 13% do tempo é dedicado a segurança, o que é “alarmantemente baixo”, de acordo com a comissão.

“A natureza da ameaça está mudando e nossa resposta também precisa mudar”, disse Viviane Reding comissária da Sociedade da Informação e Mídia.

“No passado, os hackers eram motivados por um desejo de se exibir enquanto hoje são movidos pelo lucro. O que precisamos é de uma nova estratégia, baseada em diálogo, parceria e capacitação”, disse ela.
A Comissão quer comparar as políticas de redes e informações de segurança de cada país para melhorar o diálogo entre autoridades públicas da Europa , para identificar melhores práticas e aumentar a consciência de segurança entre os usuários finais.

A ENISA (European Network and Information Security Agency), em Heraklion, Grécia, será responsável por desenvolver um plano de coleta de dados para lidar com incidentes e medir os níveis de segurança dos consumidores em toda a Europa. A agência também será responsável por estudar a viabilidade de criar um sistema de alertas em múltiplas línguas.

Além disso, a Comissão convidou as empresas e governos nacionais a ter um papel mais ativo no aumento da segurança. Separadamente, está fazendo uma consulta pública sobre as implicações de segurança e privacidade de RFID (radio frequency identification), cujas conclusões serão apresentadas no final deste ano.

*Paul Meller é editor do IDG News Service, em Bruxelas

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