Home > Dicas

Por que esperar pelo Vista?

Alguns complementos gratuitos ou de custo bem acessível conferem um jeitão de Vista ao seu atual Windows XP

02/06/2006 às 12h19

Foto:

Alguns complementos gratuitos ou de custo bem acessível conferem um jeitão de Vista ao seu atual Windows XP

Windows Vista Logo 150 100O Vista está atrasado e você terá de esperar um pouco mais por ele. Isso não significa, no entanto, que precise se privar de muitos dos aprimoramentos de segurança, desempenho e interface que o novo sistema operacional da Microsoft promete. Com pouco dinheiro ou mesmo nenhum investimento, você incrementa o Windows XP agora mesmo com alguns desses recursos.

numero 1 azulPrecisa de velocidade?
O Vista promete abrir e fechar mais rapidamente do que o XP e acelerar a abertura de aplicativos. O programa SystemBoosterXP utiliza técnica similar à busca antecipada do Vista, que prevê os próximos arquivos que você vai solicitar para acelerar o carregamento de arquivos e aplicativos. Você pode experimentar o utilitário por 30 dias antes de pagar uma taxa de registro de 19,95 dólares.

Se você está com pouca memória de sistema disponível, o MemoryBoost Pro procura devoradores de recursos, corrige perdas e libera memória não utilizada. Se um aplicativo determinado precisar do máximo de memória possível, você pode criar uma espécie de atalho para coletar toda a RAM disponível antes que esse programa seja ativado. O Memory-Boost Pro custa 19,95 dólares e oferece 30 dias de experiência. Se esse valor estiver fora do seu alcance, o utilitário gratuito FreeRAM XP Pro faz quase a mesma coisa, embora com recursos relativamente mais modestos.

numero 2 azulNavegação vigiada
Os pais possivelmente vão adorar a capacidade do Vista de bloquear conteúdo censurável. Mas, por 39,95 dólares, o SentryPC permite que você bloqueie sites condenáveis e reprima bate-papos online, palavras ou frases repreensíveis e vete aplicativos indesejáveis. Você pode limitar as horas e os dias em que o computador e/ou aplicativos específicos podem ser usados. A versão de teste trabalha apenas por uma hora, mas pelo menos você pode experimentar seus recursos antes de comprar o aplicativo completo.

numero 3 azulA aparência importa
A nova interface aeroglass do Vista não é somente decorativa – ela também vai ajudar você a trabalhar com mais eficiência ao permitir que localize dados mais depressa e se movimente rapidamente por janelas abertas. O Vista vai listar as propriedades e outros metadados de um arquivo em um painel na parte de baixo da janela Explorer, por exemplo. O freeware InfoTip Extension possibilita que você amplie as dicas que surgem em pequenas janelas pop-up quando se coloca o ponteiro do mouse sobre o ícone de um arquivo. Você também pode personalizar a informação que aparece e até exibir o conteúdo de um arquivo de texto. Infelizmente, o utilitário não fornece informação adicional para MP3s, WMAs, WMVs e outros arquivos de música e vídeo.

Para um modo mais Mac de comutar aplicativos, experimente o programa shareware WinPlosion, de 9,95 dólares. Como acontece com o recurso Expose do Macintosh OS X, quando você move o cursor para um canto designado, todas as janelas abertas são exibidas em uma imagem diminuída. Basta, então, clicar em uma das janelas para voltar ao modo anterior, mas com a janela-alvo na frente.

Se você quer parte da transparência que a interface do Vista utiliza, basta comprar ferramentas que aplicam uma variedade de efeitos de transparência ao Windows, como o Actual Transparent Window, da Actual Tools, um programa de 19,95 dólares. Mas para que se dar ao trabalho? Há freeware que faz a maioria dos truques. Para aplicar transparência a janelas ou à barra de tarefas, experimente o TranspApps, da Vasilios Freeware. O programa faz isso e ainda um pouco mais.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail