Home > Dicas

Cuidado e manutenção do Registro do Windows

A manutenção apropriada do Registro do Windows pode ajudar a manter seu PC funcionando com mais estabilidade

Stan Miastkowski

05/06/2006 às 16h23

Foto:

A manutenção apropriada do Registro do Windows pode ajudar a manter seu PC funcionando com mais estabilidade

O Registro é parte essencial de Windows - uma grande e complexa base de dados que armazena todos os ajustes de configuração do sistema operacional. Você não precisa fazer manutenções com tanta freqüência no Registro, pois as ferramentas internas de Windows trabalham a fundo para garantir o seu pleno funcionamento.

Para a maioria de nós, o Registro do Windows é um lugar obscuro e misterioso. Neste artigo apresentaremos alguns procedimentos básicos e dicas para você editar e manter o Registro limpo e funcionando plenamente.

Editar o Registro do Windows é uma maneira fácil de fazer alguns ajustes no seu sistema operacional e ainda acrescentar suas preferências pessoais. Mas antes de começar, siga os passos para fazer um backup.

++++

Backup do Registro

Todas as versões de Windows criam automaticamente uma cópia de backup do Registro cada vez que você liga seu PC. Contudo, manter uma cópia extra pode ser muito útil e seguro. Naturalmente, você não poderá restaurar mudanças que não estão presentes na cópia de segurança. Em função disso, é recomendável que se faça um cópia extra com freqüência. Felizmente, existem diversas maneiras de fazer backup do Registro.

1 - Usar a Restauração do Sistema: usuários do Windows Me e XP podem criar um ponto de Restauração do Sistema, que faz um backup de todos os dados (incluindo o Registro). Assim, você poderá restaurá-lo do ponto marcado quando precisar. Você deve configurar a Restauração do Sistema manualmente antes de começar a fazer mudanças de hardware e software ou tente trabalhar direto no Registro. Clique em Iniciar, Todos os Programas, Acessórios, Ferramentas do Sistema, Restauração do Sistema (se preciso, ativar a Restauração do Sistema em Propriedades do Sistema), selecione Criar um Ponto de Restauração, clique em Avançar, dê um nome para o ponto de restauração e clique em Criar.

2 - Usar o Editor do registro: a propriedade de exportação do Editor de Registro de Windows pode salvar partes do Registro ou o Registro completo. No Windows 2000, esta é a melhor opção. Clique em Inicar, Executar, digite Regedit e em seguida, pressione Enter. Selecione o Meu Computador na árvore de diretórios. Após isso, clique em Arquivo, Exportar, selecione um local para salvá-lo e nomeie o arquivo. Para adicionar um item na segurança, você poderá salvar o arquivo em um CD-RW ou qualquer outra mídia removível.



3 - Copiar os arquivos do Registro manualmente:
no Windows 95 e no 98, o Registro fica armazenado no System.dat ou no User.dat no diretório \Windows. No Windows Me, copie o arquivo Classes.dat também. Geralmente estes arquivos ficam ocultos no sistema. Para ver os arquivos ocultos, você precisará configurar o Windows Explorer para mostrá-los. No Explorer, escolha Ver (Windows 95 e 98) ou Ferramentas (Windwos Me e XP), selecione Opções de Pasta, clique na aba Modo de Exibição, marque Exibir o Conteúdo das Pastas do Sistema e clique em Ok. Agora os arquivos já podem ser localizados e você poderá fazer uma cópia se segurança.

4 - Software de backup: o Windows possui um utilitário para fazer cópias de segurança. Além deste aplicativo que já vem com o sistema operacional, existem outros disponíveis. Muitas destas soluções fazem o backup do Registro automaticamente e outras requerem que você especifique que quer fazer o backup do Registro. Para acessar o software de backup do Windows XP, clique em Iniciar, Todos os Programas, Acessórios, Ferramentas do Sistema e Backup.

5 - Verificador do Registro de Windows: para usuários de Windows 98 e Me veja a próxima página.

++++

Ferramenta interna do Registro de Windows

Windows 98 e Me incluem um recurso chamado Verificador de Registro. Quando você liga o computador, o verificador faz uma varredura em busca de problemas; se não puder repará-lo, o sistema restaura o backup mais recente do Registro.

Se você mantém seu PC funcionando sem nenhuma pausa, é recomendável reiniciá-lo diariamente para o Verificador do Registro fazer seu trabalho. Você poderá também rodar o Verificador do Registro manualmente. Para fazer isto, selecione Iniciar, Programas, Acessórios, Ferramentas de Sistema, Informações do Sistema, abra a opção Ferramentas no menu e clique em Verificador do Registro.

++++

Limpar o registro

Quanto mais tempo você usar Windows, mais o Registro poderá crescer de forma desordenada, especialmente se você instalar e desinstalar softwares regularmente. Isso acontece pois algumas aplicações não removem tudo o que precisa ser removido quando são desinstaladas. As entradas órfãs do registro podem causar problemas de desempenho deixando o sistema lento. O resultado mais comum é um registro inchado que demora no carregamento. O Verificador do Registro (mostrado na página anterior) não limpa as entradas inválidas.

Se você ainda usa o Windows 95 como sistema operacional, você tem uma ferramenta interna de limpeza do Registro. Para acessá-la, clique em Iniciar, Executar, digite Regclean e pressione Enter.

Nas versões posteriores ao Windows 95, a Microsoft não incluiu RegClean, assim que você terá que usar alguns utilitários gratuitos. Sugerimos  dois softwares disponíveis para download: EasyCleaner e RegClean. Nenhum destes aplicativos rodam no Windows XP, mas a estrutura do Registro de XP não desenvolve muitos problemas.

Para uma análise mais detalhada, limpeza e otimização do Registro, você precisará comprar uma suite de aplicativos como o Norton SystemWorks ou Ontrack SystemSuite. Ambos os produtos possuem características detalhadas que verificam, otimizam e dão manutenção no Registro, indo além das ferramentas internas do Windows ou aplicativos livres. Ambos trabalham com todas as versões do Windows. Do 98 ao XP.

++++

Ajustes no Registro

Com um pouco de procura na web, você pode encontrar várias dicas e muitos softwares para customizar, ajustar e editar o Registro do Windows. Uma grande seleção você pode encontrar no Guia do Registro do Windows (em inglês).
 
Se você possui uma conexão de internet banda larga, você encontrará vários aplicativos para ajustar e editar o Registro do Windows que rodam online.

Dois sites úteis para verificar se as informações de Registro do Windows são o DSL Reports (selecione RWIN no menu drop-down) e o Speed Guide.

A maneira mais fácil fazer mudanças no Registro do Windows é alterando um arquivo .reg; esses arquivos podem ser baixados nos sites citados acima se você usar o Windows 95, 98, NT ou 2000. Dê um duplo-clique no arquivo .reg e imediatamente ele incorpora as alterações existentes no Registro. Certifique-se que você tenha feito um backup do Registro antes.

Para entrar com outras alterações, você precisará usar RegEdit. Esta versão está disponível em quase todas as versões do Windows. O exemplo que usaremos para ilustrar aqui desliga a função de AutoRun do drive de CD-ROM.

Assim se você não quiser que um CD de música carregue automaticamente ao ser inserido no drive, este ajuste do Registro resolverá seu problema. Algumas versões do Windows permitem fazer a mesma mudança da caixa das propriedades do CD-ROM. No Windows XP, você pode executar muitos ajustes diretamente nos menus do sistema, sem ter que editar o Registro.

AVISO: editar o Registro do Windows pode ocasionar problemas se for feito de forma incorreta e isto pode causar o travamento de seu computador. Siga todos os passos com cuidado e tenha certeza que fez uma cópia de segurança corretamente.

1 - Carregar o RegEdit: clique em Iniciar, Executar e digite Regedit e pressione Enter para rodar o programa.



2 - Encontrar a chave: a chave para mudar a função de AutoRun do CD-ROM do Windows está em HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Services\cdbcdrom ou Cdrom.

Para encontrar a chave, você pode navegar nas pastas ou pressionar Ctrl-F, digitar cdbcdrom e logo em seguida, Enter. O RegEdit encontrará chave desejada; como o nome desta chave pode variar, se o Registro não encontrar o cdbcdrom, tente procurar por cdrom (ou Cdrom).

3 - Mudar o valor chave: dê um duplo-clique no arquivo AutoRun na janela a direita. Na caixa de diálogo Editar Valor DWORD, mude o valor '1' na caixa Dados Valor, para '0' e clique em Ok.

Agora, basta você sair do RegEdit e reiniciar seu computador para a mudança ter efeito.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail