Home > Notícias

MS retira suporte a PDF no Office 2007

Para se proteger de possível ação legal, a empresa abandona “Salvar como PDF”

Por Elizabeth Montalbano, para o IDG Now!*

05/06/2006 às 11h11

Foto:

Para se proteger de possível ação legal, a empresa abandona “Salvar como PDF”

A Microsoft decidiu retirar da próxima versão do Office o sistema que permite salvar automaticamente documentos no formato PDF, depois que a Adobe ameaçou processar a empresa.

“Nós oferecemos essa medida a eles, e agora decidimos unilateralmente tomá-la”, disse Jack Evans, porta-voz da Microsoft na sexta-feira (02/06). A empresa também vai acabar com a possibilidade de se salvar documentos em XML Paper Specification (XPS), formato rival do PDF.

A Adobe ameaçou processar a Microsoft na Europa pelo uso do PDF, embora não esteja claro se a ação seria uma reclamação à União Européia ou um processo formal de antitruste, disseram fontes próximas à Microsoft na sexta-feira. O porta-voz da Adobe, Jodi Warner, disse que “não está determinado” se a Adobe tomará a medida.

A disputa começou em fevereiro, quando a Microsoft anunciou que o Office 2007 traria o recurso “Salvar como PDF”, já disponível em beta. Com a decisão de retirar o recurso, os usuários terão que baixar aplicações específicas para converter documentos no formato.

A Microsoft afirmou que a Adobe quer que o seu software seja removido do Office e oferecido separadamente por um preço determinado. A companhia argumenta que tentou chegar a um acordo para incluir a conversão para PDF na sua suíte produtiva, mas chegou a um ponto em que o que a Adobe está pedindo deixou de ser interessante para os clientes.

Evans disse que as ofertas que a Microsoft fez para tentar resolver o caso pacificamente incluíam a distribuição dos softwares Flash e Shockwave com o Windows. O porta-voz da Adobe disse que a Microsoft é uma importante parceira, mas a companhia está preocupada com suas práticas monopolistas.

*Elizabeth Montalbano é editora do IDG News Service, em São Francisco

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail