Home > Notícias

BenQ anuncia gravador de Blu-ray para o final do ano

Sem antecipar preço, a BenQ confirmou drive que lê e grava discos Blu-ray. Empresa não nega possibilidade de também adotar HD-DVD

Por Martyn Williams para o IDG Now!*

05/06/2006 às 14h32

Foto:

Sem antecipar preço, a BenQ confirmou drive que lê e grava discos Blu-ray. Empresa não nega possibilidade de também adotar HD-DVD

A BenQ planeja lançar um drive para discos Blu-ray que além de ler o formato, um dos sucessores do DVD, também permitirá gravar a nova mídia. A empresa espera vender o produto ainda em 2006.

“Temos um protótipo pronto e vamos começar a vender antes do final do ano”, afirmou o presidente da BenQ, KY Lee, em entrevista nesta segunda-feira (05/06). O protótipo desenhado para uso em desktops também permite gravar DVDs e CDs.
O Blu-ray é um dos novos formatos de discos ópticos apontados como sucessor do DVD na gravação de conteúdo de alta definição. Os discos Blu-ray são incompatíveis com a tecnologia HD-DVD, o padrão concorrente. Por isso os consumidores deverão escolher uma das opções ou esperar para ver qual dos competidores será preominante.

Até agora a BenQ tem apostado suas fichas no Blu-ray, mas Lee não garante apoio exclusivo. “Há chances de oferecermos suporte para ambos”, afirmou Lee, que prevê um drive múltiplo que possa ler e gravar os dois formatos em um futuro próximo.

“Veja o caso do padrão do DVD. Tem-se o DVD+, DVD-, DVD-RAM, e eventualmente um multi DVD”, ilustrou Lee em alusão a um possível equipamento que suportaria os três formatos. 

A empresa não antecipou o preço do novo drive. Lee disse que o item de maior custo é a tecnologia laser usada para ler e queimar os discos.

Os primeiros drives de outras empresas serão caros. O exemplar da Matsushita Electric Industrial (Panasonic), que deve ser lançado este mês no mercado externo, custará 850 dólares lá fora.

A BenQ aproveitou a ocasião para mostrar seu monitor FP241W que inclui conector HDMI, a tecnologia de maior qualidade para captação de vídeo de alta definição dos discos Blu-ray e HD-DVD.
*Martyn Williams é editor do IDG News Service, em Tóquio.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail