Home > Notícias

Google lança software de planilhas online rival do Excel

Google Spreadsheets vai importar e exportar arquivos no formato .xls, usado pelo Microsoft Excel

Eric Lai*

06/06/2006 às 12h57

Foto:

Google Spreadsheets vai importar e exportar arquivos no formato .xls, usado pelo Microsoft Excel

O Google planeja lançar, nesta terça-feira (06/06), um programa gratuito de planilhas baseado na web, aumentando a competição com a Microsoft e invadindo sua área - a de softwares de produtividade.

Batizado de Google Spreadsheets, o aplicativo online vai importar e exportar arquivos no formato .xls, usado pelo Microsoft Excel, e no formato mais genérico.csv (common separated values), disse a empresa.

Por meio de um navegador, usuários em locais remotos poderão vizualizar e editar dados de um arquivo simultaneamente. A plataforma do software é neutra, o que significa que ele pode ser acessado pelos browsers Firefox, Internet Explorer ou Safari.

O Google aceitará um número limitados de testadores beta do programa, que podem se cadastrar pela internet.

“Isto prova a legítima utilidade do software-como-serviço”, disse Tom Snyder, presidente da iNetOffice, que fornece um processador de texto online gratuito chamado iNetWord.

Charlene Li, analista do Forrester Research, defendeu que a próxima geração de aplicações baseadas em web - como o Google Spreadsheets e o editor de texto na web Writely, adquirido pelo Google em março - provêem muitas das funcionalidades do Microsoft Office mas ainda não são substitutos confiáveis.

“O Google Spreadsheets não é um esforço para substituir o Excel. E se você tentar imprimir coisas escritas no Writely sairá feio”, observou ela. “Veja o e-mail baseado em web. Temos ele há 10 anos e o Outlook ainda reina soberano”.

O Google não foi a primeira empresa a lançar um concorrente do Excel baseado em Web. Uma startup chamada iRows também oferece um programa gratuito de planilhas baseado em internet. A Ajax13 também oferece um beta gratuito de software com a mesma função na rede, chamado ajaxXLS.

A Ajax13 até agora foi a empresa foi a empresa que chegou mais perto de ter uma linha completa de aplicativos que desafiam o Microsoft Office. Além das planilhas, a empresa oferece na web um processador de texto chamado ajaxWrite, o programa de desenho ajaxSketch e o editor de vídeo eyespot. A companhia planeja ainda lançar uma aplicação similar ao PowerPoint até o meio do ano.

Segundo o empresário Michael Robertson - presidente da distribuidora Linux que fornece o Linspire e fundador da Ajax13 - as aplicações em AJAX (conjunto de técnicas de desenvolvimento que gera aplicações ricas para web) ganham mais de 10 mil usuários ao dia porque a Microsoft parou: reluta em reduzir preços da linha Office para desktop ou incrementar os serviços Live, que apesar do nome não oferecem nenhum recurso do Office.

“O lindo é que estamos atacando a Microsoft bem no coração", disse Robertson. Ao contrário da Ajax13, que está oferecendo as aplicações diretamente ao usuário, a iNetOffice pretende costurar parcerias com empresas que utilizarão suas aplicações associadas a outros serviços

*Eric Lai é editor do Computerworld em Framingham.


Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail