Home > Notícias

MSN anuncia parcerias com Vivo, Tim e Claro para Messenger no celular

O MSN Mobile Messenging permite envio de mensagens de texto de um PC para um celular. Para usar serviço, é preciso cadastrar aparelho

Por Daniela Moreira, repórter do IDG Now!

06/06/2006 às 15h15

Foto:

O MSN Mobile Messenging permite envio de mensagens de texto de um PC para um celular. Para usar serviço, é preciso cadastrar aparelho

O MSN, portal de internet da Microsoft, anunciou parcerias com as operadoras de telecomunicações Vivo, Tim, Claro e Oi para envio de mensagens de textos (SMSs) do software de comunicação instantânea de um computador para o celular.

O MSN Mobile Messaging é o nome do novo serviço. Para poder utilizá-lo, o internauta ou assinante de telefonia móvel precisa, primeiro, cadastrar o número de celular.

O preço de cada mensagem é de 31 centavos, mais os impostos, e as mensagens originadas pode ter até 123 caracteres.

A primeira mensagem deve ser sempre enviada a partir de um computador, mas há um "truque" para iniciar conversas pelo celular. Basta manter a última mensagem recebida e respondê-la quando quiser começar um bate-papo.  

O serviço, que está em testes há dez dias, já tem 47 mil pessoas cadastradas. Só ontem (05/06), foram enviadas 200 mil mensagens.

"A mobilidade é um fator muito importante para estratégia Live", aponta Osvaldo Barbosa de Oliveira, diretor do MSN para o Brasil.

Sobre a possibilidade de permitir a comunicação por voz do MSN com celulares, Oliveira afirmou: "É uma possibilidade".

O novo serviço do MSN só funciona com as versões 7.5 do Messenger ou o com Messenger Live - que já conta com 3 milhões de usuários beta no Brasil. Atualmente, o serviço de comunicação instantânea da Microsoft é usado por 19,1 milhões de brasileiros mensalmente - a média mundial é de 205 milhões de usuários mensais.

No Brasil, o tempo médio de uso diário do MSN é de quatro horas e meia, segunda dados do Ibobe citados pela Microsoft. Ainda de acordo com a companhia, o uso de SMS já atinge 47% dos portadores de celular no País, o equivalente a 42 milhões de pessoas.

Sem revelar qual é a previsão de adesões nem a forma como a receita será compartilhada, a Microsoft e as operadoras parceiras afirmam que a expectativa é de que o serviço se torne um dos mais populares entre os usuários de SMS.

De acordo com a Yavox, integradora que provê a tecnologia para a comunicação entre o MSN e os celulares, ações ligadas ao uso de SMS - como as votações do reality show Big Brother Brasil, chegam a movimentar 1,2 mil mensagens por segundo. "A diferença é que este é o primeiro serviço que não está preso a picos, tem uma curva crescente de tráfego", observa Andreas Blazoudakis, presidente da Yavox.

Para promover o serviço, a Microsoft vai veicular uma campanha para TV na MTV e em canais pagos a definir, nas próximas semanas.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail