Home > Notícias

Kodak começa a montar câmeras digitais no Brasil em junho

Primeira unidade de manufatura da empresa fora da China ficará na Zona Franca de Manaus e produzirá a câmera EasyShare C360

Guilherme Felitti, do IDG Now!

06/06/2006 às 12h29

Foto:

Primeira unidade de manufatura da empresa fora da China ficará na Zona Franca de Manaus e produzirá a câmera EasyShare C360

A Kodak vai instalar no Brasil a primeira linha de manufatura da companhia fora da China. A partir de junho, a companhia montará, na Zona Franca de Manaus, um modelo de câmera digital voltado ao mercado interno.

O produto escolhido para iniciar a produção local, que ficará a cargo da fabricante terceirizada Jabil, é a câmera EasyShare C360, voltada ao mercado de entrada.

A câmera, que já está disponível no mercado, tem resolução de 5 megapixels, zoom óptico de três vezes e 32 MB de memória interna, além de visor LCD colorido de 1,9 polegada.

"Graças ao repasse dos benefícios da montagem nacional, o preço sugerido do modelo caiu de 1.299 reais, no ano passado, para 899 reais", afirma Fernando Bautista, diretor geral da divisão de fotografia da Kodak Brasil.

O sucesso financeiro da investida pode fazer com que o Brasil venha a produzir os componentes para as câmeras digitais na Zona Franca de Manaus (AM). Bautista, porém, classifica a evolução da montagem para a pesquisa & desenvolvimento como um salto quântico.

O executivo justifica a escolha do Brasil como único País que sedia a montagem de câmeras além da China, pela liderança no mercado latino-americano de fotografia.

"A América Latina está em uma fase de adoção com dois anos de atraso, o que faz com que o mercado cresça a uma taxa de três dígitos. Neste cenário, o Brasil é responsável por 45% do mercado", informa.

Segundo estatísticas da Kodak, o mercado de câmeras digitais dobrou entre 2004 e 2005, saltando de 1 milhão para 2 milhões de unidades vendidas independentemente da marca. Para 2006, a empresa espera que este volume atinja 3 milhões de câmeras.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail