Home > Notícias

Empresas criam certificação para produtos e serviços de saúde

A Continua Health Alliance estabelecerá padrões de intercomunicação entre produtos e serviços de saúde pessoal

Mário Nagano*

07/06/2006 às 17h30

Foto:

A Continua Health Alliance estabelecerá padrões de intercomunicação entre produtos e serviços de saúde pessoal
 
Quase dois anos após criar seu grupo de saúde digital (digital health), a Intel anunciou ontem (06/06) a criação da Continua Health Alliance, um grupo de trabalho sem fins lucrativos, formado por empresas do porte da Cisco Systems, GE, IBM, Motorola, Panasonic, Polar, Philips e Samsung, dedicado a estabelecer padrões tecnológicos que ajudem as pessoas e suas famílias a gerenciar melhor a saúde.
 
O grupo deverá funcionar de forma semelhante à Wi-Fi Alliance – ou seja, além de estabelecer os padrões, também certificará produtos, garantindo assim que sejam compatíveis entre si. Os produtos certificados pela Continua Health Alliance receberão um selo parecido com o que existe hoje para os produtos Wi-Fi ou USB Certified.
 
Uma balança, um termômetro ou  um medidor de pressão digital certificados poderão, por exemplo, transmitir informações por Bluetooth para computadores ou telefones celulares. Se esses dispositivos estiverem conectados a serviços médicos via internet, as informações transmitidas podem simplificar exames de rotina ou mesmo acionar uma ambulância em situações de emergência.
 
Segundo David Whitlinger, diretor do grupo de padrões para produtos de saúde da Intel e coordenador do novo grupo, a Continua focará em três áreas: monitoração de doenças crônicas, cuidado de pessoas idosas e ações pró-ativas para garantir às pessoas uma vida mais saudável.
 

Whitlinger também deixou claro que a área de atuação do grupo não envolve os sistemas hospitalares. Em outras palavras, não existirão aparelhos de raios-x ou mesmo equipamentos de ressonância magnética certificados pelo  grupo.
 
O executivo informa que os trabalhos ainda estão na fase inicial, mas ele espera que as primeiras especificações gerais estejam prontas em 2007 e o primeiro produto comercial chegue ao mercado em 2008. Mais informações sobre a Continua Health Alliance podem ser encontradas em www.continuaalliance.org.

*Mário Nagano viajou a Santa Clara a  convite da Intel

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail