Home > Notícias

Primeiras impressões: 1º laptop com HD-DVD impressiona

Qosmio G35-AV650, da Toshiba, apresenta configuração robusta, enorme resolução visual e som soberbo, mas tropeça na portabilidade

Por Danny Allen e Melissa Perenson, para o IDG Now!*

09/06/2006 às 15h02

Foto:

Qosmio G35-AV650, da Toshiba, apresenta configuração robusta, enorme resolução visual e som soberbo, mas tropeça na portabilidade

O luxuoso notebook da Tohsiba Qosmio G35-AV650 é o primeiro aparelho disponível no mercado com um drive HD-DVD para reproduzir conteúdo de alta definição. Testamos um dos aparelhos, e gostamos demais de muitos dos extras audiovisuais de tirar o fôlego do portátil. No entanto, enquanto o conteúdo em alta-definição se mostrava fantástico, o caro Qosmio apresentava algumas limitações.

Com preço sugerido de 2.999 dólares (algo perto de 6.777 reais), o Qosmio G35-AV650 usa drive próprio da Toshiba, o HD TS-L802A. O combo serve como um gravador de DVD multiformato assim como um leitor de discos HD-DVD. Para permitir a execução de conteúdo no formato, o display de 17 polegadas do portátil tem resolução nativa de 1920 x 1200 pixels, mais do que o suficiente para suportar o formato 1080p de alta definição.

O primeiro filme assistido no laptop foi "O Último Samurai"; o vídeo parecia bem definido e exibia incrível profundidade e ricos detalhes. Após a exibição, o mesmo filme foi reproduzido em definição comum, o que nos deu uma idéia da comparação injusta entre ambos os formatos.

O som do Qosmio é soberbo também, graças a um amplificador digital de 1-bit integrado, alto-falantes Harman/Kardon e sistema Dolby Home Theater que, juntos, simulam facilmente a separação de som em vários canais.

Conectado a uma TV de alta definição

Outra função única do G35-AV650 inclui uma interface externa HDMI com suporte a HDCP. O que isto significa? A porta permite que você conecte diretamente o notebook a um equipamento equipado com HDMI para seu uso como um player de HD-DVD.

Se sua TV não tem HDMI, porém, você não terá sorte de usar o sinal de alta definição. O G35-AV650 conta ainda com outras portas de saída, pela VGA para monitores e pela analógica S-Video.

Se você já conectou o notebook a uma TV de alta definição, você pode fechar a tela do aparelho e ainda tocar conteúdo em discos no drive HD-DVD, uma vez que as ferramentas de economia de energia evitam que o portátil hiberne. Um botão de saída de TV manda o sinal diretamente para a televisão.

Mesmo com a habilidade do HDMI em carregar tanto vídeo como áudio, nos testes, o som emitido nos alto-falantes do notebook soavam melhor do que os da TV. Procurada, a Toshiba disse que este problema não é padrão nos aparelhos.

Outro problema: assim como o tocador multimídia HD-A1, também da Toshiba, a saída de vídeo HDMI do notebook reproduz apenas a resolução 1080i, uma decepção considerando que estúdios de Hollywood estão começando a produzir discos com a melhor resolução disponível no mercado, a 1080p.

Assim como modelos Qosmio anteriores da Toshiba, o G35-AV650 roda o Windows XP Media Center e traz um sintonizador de TV e um controle remoto. Mesmo que o uso do controle seja fácil, os diversos botões multimídia na parte de cima do teclado facilitam demais o acesso às funções audiovisuais.

Se o notebook estiver ligado, por exemplo, os botões de TV e gravação iniciarão a interface do Media Center. Mas se você pressiona o botão quando a unidade está desligada, você pode assistir TV pela interface do QosmioPlayer sem ter que carregar o Windows.

Infelizmente, a habilidade para tocar mídia sem ligar o Windows não se estende o conteúdo em alta definição. Durante o teste, filmes em HD-DVD foram reproduzidos apenas pela aplicação já instalada InterVideo WinDVD HD.

A Toshiba espera ter playbacks instantâneos de filmes em HD-DVD no futuro. A habilidade de reproduzir músicas e vídeos padrões sem ter que carregar o Windows seria oferecido como uma função bônus.

Características Gerais

Entre as outras funções do poderoso G35-AV650, incluem o processador Intel Core Duo T2500 com 2 GHz, 200 GB de espaço interno com o uso de dois HDs SATA e 1 GB de memória básica e placa gráfica nVidia GeForce Go 7600 com 256 MB.

Outras funções avançadas do aparelho incluem um leitor para quatro padrões de cartão de memória e um leitor de impressões digitais.

Mesmo que os notebooks Qosmio, da Toshiba, tenham teclado completos, vale dizer que nenhum modelo tem um pad numérico exclusivo, mesmo que haja espaço para um.

Uma função que merece atenção no teclado do G35-AV650, porém, é seu touchpad dual-mode. Além de permitir o controle do mouse na movimentação horizontal e vertical das janelas, o pad pode servir de atalho para seis programas, após o usuário pressionar o dispositivo com o dedo em diversas áreas.

Mesmo que o corpo em prateado coloque o G35-AV650 como companhia potencial a seu home theater, é provável que as viagens entre sua mesa e a sala de estar sejam raras, já que o notebook tem 4,5 quilos.

As primeiras horas com o Qosmio têm sido bem aproveitadas. Como o notebook ainda é o primeiro a ter um drive de HD-DVD, o aparelho possui diversas falhas, mas é um portátil sólido e poderoso que não desapontará usuários afoitos com dinheiro para gastar.

*Danny Allen e Melissa Perenson são editores da PC World, em São Francisco.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail