Home > Notícias

Microsoft dá ultimato a usuários de Windows 98 e Millennium

Companhia alerta que quem utilizar os sistemas, cujas atualizações cessam em um mês, correrá riscos de segurança

Jeremy Kirk, para o IDG Now!*

09/06/2006 às 10h56

Foto:

Companhia alerta que quem utilizar os sistemas, cujas atualizações cessam em um mês, correrá riscos de segurança

A Microsoft alertou seus clientes nesta sexta-feira (09/06) de que eles correm riscos de segurança se eles continuarem utilizando algum dos sistemas operacionais que a empresa vai aposentar dentro de um mês.

Estão nesta lista os sistemas Windows 98, Windows 98 Second Edition e Windows Millennium Edition. O suporte aos sistemas termina em 11 de julho, data do próximo update mensal de segurança da empresa.

As atualizações de segurança para as versões também serão suspensas, segundo um post no blog do Centro de Respostas de Segurança da Microsoft.

Segundo a empresa, não era viável fazer mudanças para garantir a segurança nos sistemas anteriores ao Windows 2000, já que a arquitetura desses sistemas é muito menos robusta.

“Essas mudanças exigiriam a reengenharia de uma parte significativa de um componente do núcleo do sistema”, escreveu o gerente de programas Christopher Budd. Como resultado, algumas aplicações poderiam deixar de rodar no sistema, disse ele.

A Microsoft aconselha aqueles que ainda usam as versões que protejam o sistema com um filtro de perímetro que filtre o tráfego na porta TCP 139, o que pode bloquear temporariamente a exploração de falhas. O suporte ao Windows XP Service Pack 1 também termina neste ano, em 10 de outubro.

*Jeremy Kirk é editor do IDG News Service, em Londres.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail