Home > Notícias

Windows Vista poderia incentivar mercado de notebooks com duas telas

Novas funções do sistema junto a aparelhos apresentados durante a Computex poderão formar mercado restrito de portáteis com LCD externo

Sumner Lemon, para o IDG Now!*

09/06/2006 às 11h00

Foto:

Novas funções do sistema junto a aparelhos apresentados durante a Computex poderão formar mercado restrito de portáteis com LCD externo

Há três anos, o antigo presidente da Intel Craig Barrett usou seu discurso de abertura no Intel Developer Forum para mostrar a visão da companhia de como os notebooks serão no futuro.

Chamado de Newport, o notebook tem design que contempla funções novas, incluindo um pequeno display secundário na parte de fora de seu corpo que permite que usuários verifiquem seus e-mails, acessem o calendário, e chequem se há conexões sem fio.

A idéia foi dar aos usuários acesso a informações armazenadas no notebooks enquanto a tela estivesse fechada.

Telas secundárias nunca pegaram no mercado de laptops, principalmente pelo software que precisaria ser implementado para que o sistema funcionasse. Mas isto poderia mudar com a introdução do Windows Vista, a nova versão do sistema operacional da Microsoft.

"A Microsoft, com a introdução do Vista, adicionou ferramentas avançadas que suportam múltiplos displays", disse Keith Kressin, diretor de plataformas móveis da Intel, na feira Computex, em Taipei.

Telas secundárias não se tornarão uma função na maioria dos notebooks tão cedo, disse Kressin. "Mas eu acho que um certo mercado está se formando", disse ele.

Durante a Computex, diversas empresas de notebooks afirmaram planejar produzir portáteis equipados com displays secundários.

A Asustek Computer e a Acer usarão o módulo de segundo display Preface, da Portal Player, em futuros modelos de notebooks, anunciaram as companhias durante a Computex. O lançamento das máquinas é esperado para coincidir com o do sistema Vista, disseram elas.

Longe da feira, a empresa EliteGroup Computer Systems mostrou um laptop pré-equipado com Preface para atrair o interesse de usuários em displays secundários. A resposta foi encorajadora, disse Bryan Chang, um executivo de vendas da companhia. "O público achou a idéia muito interessante", disse ele.

O módulo Preface mostrado pela ECS estava equipado com duas telas LCD e 1 GB de memória flash. A memória do módulo pode armazenar músicas, mensagens de e-mail, compromissos no calendário, entre outros tipos de informações, que podem ser acessadas sem que o notebook seja ligado.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail