Home > Dicas

Garanta boas fotos com bracketing

Aprenda este velho truque de profissionais da fotografia para lidar com condições adversas de iluminação

Dave Johnson – PCW/EUA

09/06/2006 às 11h39

Foto:

Aprenda este velho truque de profissionais da fotografia para lidar com condições adversas de iluminação

Ano passado, topei por acaso com um rebanho de alces enquanto caminhava em uma floresta. As condições de iluminação eram difíceis, mas estava com pressa para tirar uma foto dessa incomum (pelo menos para mim) descoberta. Como suspeitava, esses enormes – mas tímidos – animais não ficaram nas redondezas por muito tempo, então tirei apenas poucas fotos antes que eles desaparecessem no mato. Quando cheguei em casa, fiquei desapontado ao ver que nenhuma das fotos estava boa – todas estavam subexpostas, graças à forte luz de fundo na direção que eu tinha de fotografar. Bobeei! Deveria ter feito exposição em série com o recurso de bracketing.

Bracketing é um velho truque de profissionais dos tempos da fotografia em filme. Em poucas palavras, bracketing é a prática de tirar várias fotos em vez de apenas uma, mas variando a exposição um pouquinho em cada disparo. Muitas das fotos provavelmente serão descartadas, mas se você não estiver certo sobre qual é a exposição certa, uma das tomadas pode ser a perfeita.

Bracketing automático
Se esse truque parece interessante, você ficará feliz ao saber que sua câmera digital pode já ter o recurso de bracketing integrado. Muitas câmeras digitais modernas, especialmente os modelos reflex, tornam fácil a tarefa de fazer várias exposições de um mesmo objeto. Até mesmo alguns equipamentos do tipo aponte-e-clique têm uma função de bracketing.

Geralmente, você tem de tomar duas decisões quando começa a usar bracketing nas suas fotos: controlar quantas fotos serão tiradas em uma série, bem como quanto a exposição mudará de uma imagem para outra.

O modo bracketing mais comum usa três exposições. Quando você configura sua câmera para um bracketing de três exposições, a câmera tirará três fotos, obviamente. A primeira será exposta de acordo com o que o fotômetro da câmera acredita ser correto para a cena. Essa foto é exatamente a mesma que você obteria se simplesmente tirasse a foto com a exposição automática. A foto seguinte será um tanto subexposta, e a última será um pouco superexposta. Quando você baixa essas fotos para seu computador, pode ver qual delas ficou melhor e descartar as duas de que você não precisa. É uma ótima garantia de fazer uma boa foto.

O recurso bracketing da sua câmera pode ser diferente. Muitas aponte-e-clique oferecem opção de três exposições apenas, enquanto algumas câmeras permitem ajustes para até sete fotos. Alguns modelos não permitem que você configure quanto irá superexpor ou subexpor cada imagem. Outro grupo de equipamentos possibilita que você escolha de um terço de ponto até um ponto completo entre cada imagem.

Depois que você ativa o modo bracketing, usá-lo é fácil. Enquadre sua foto e, então, pressione e segure o disparador enquanto a câmera tira todas as fotos da série, uma após a outra, e pára automaticamente quando o trabalho é concluído.

Bracketing por conta própria
Mas vamos supor que você não conte com o recurso de bracketing em sua câmera digital. Você é um infeliz? Claro que não. É possível simular o bracketing com qualquer câmera digital.

Imagine que você queira tirar uma série de três exposições – a primeira com exposição recomendada pela câmera, a segunda subexposta e a terceira superexposta. Simplesmente tire a primeira foto da forma que faria habitualmente. Então, mude o ajuste de compensação de exposição para subexpor a foto em um ponto. Reenquadre o objeto e faça a foto novamente. Finalmente, troque a compensação de exposição para superexpor um ponto, alinhe, e dispare novamente. Não se esqueça de mudar a compensação de exposição para zero, de modo que a próxima foto seja adequadamente exposta.

Variações de bracketing
Você pode não estar completamente às escuras em relação à correta exposição. Por exemplo, pode imaginar que o ambiente provavelmente vai produzir uma foto subexposta. Usar o bracketing para criar uma imagem superexposta gasta apenas espaço de armazenamento. Então, por que se preocupar? Se você está suficientemente seguro, ajuste sua câmera para um modo bracketing que adicione apenas uma tomada subexposta (ou superexposta, conforme o caso) à exposição convencional. Se você está fazendo bracketing manualmente, tire uma série de fotos, aumentando ou reduzindo progressivamente o nível de exposição.

Como vai parecer? Esta série de três fotos foi tirada com a câmera ajustada em um ponto.

dogs - 400x87

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail