Home > Notícias

MS muda estratégia de seu programa de autenticidade do Windows

Empresa se defende das acusações de espionagem mudando freqüência de atualização do Windows Genuine Advantage para 14 dias

Por Redação do IDG Now!*

12/06/2006 às 14h53

Foto:

Empresa se defende das acusações de espionagem mudando freqüência de atualização do Windows Genuine Advantage para 14 dias

A Microsoft anunciou no final da semana passada que mudaria a freqüência de atualização do seu programa Windows Genuine Advantage, após organizações acusarem a empresa de espionar o usuário.

Segundo anúncio da Microsoft, as notificações instaladas no PC do usuário que fazem parte do programa Windows Genuine Advantage (WGA) e validam o sistema operacional Windows para avisar se a cópia é legal ou não serão atualizadas automaticamente a cada duas semanas a partir da sua próxima versão.

Atualmente, o pacote KB905474, oferecido para usuários a partir do dia 30 de junho, se comunica com servidores da Microsoft para validação do sistema sempre que o computador do usuário é iniciado.

A iniciativa pretende esfriar a polêmica que envolveu o programa de validação da Microsoft com associações de direitos online nos Estados Unidos, durante a semana passada.

Na quinta-feira, o co-fundador da organização Coalização Internacional para Internet Aberta, Lauren Weinstein, acusou a Microsoft em seu blog de continuar enviando informações do PC do usuário mesmo após verificar que a cópia do sistema Windows XP era legítima.

Ele escreveu sobre o comportamento da ferramenta e sugeriu que o WGA poderia estar funcionando como um spyware, software malicioso que junta e compartilha informações pessoais sem que o usuário tenha conhecimento.

"Não consigo entender se a Microsoft tem uma necessidade por saber dados do usuário mesmo após a validação do sistema ter acontecido, e existem claramente organizações com preocupações de segurança sobre a comunicação feita logo após o boots", dizia o texto do ativista.
Em resposta, a Microsoft classificou spywares como softwares instalados sorrateiramente no micro e lembrou que as notificações do WGA são instaladas apenas após o usuário aceitar.
*Com informações do IDG News Service.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail