Home > Dicas

Senhas sob controle

Aprenda a usar o recurso de gerenciamento de contas do Windows XP

12/06/2006 às 14h37

Foto:

senhassobcontroleQuando você acessa um servidor na rede ou visita um site seguro,provavelmente são solicitados nome e senha. Se você acessa muitos servidores, talvez tenha de se lembrar de várias combinações de nome e senha. O Windows XP oferece-se paralembrar seu nome de usuário e sua senha na primeira vez que você faz logon (marque a caixa Lembrar Senha), mas e se você quiser mudar ou apagar suas identificações e senhas? Abra o applet Contas de Usuário no Painel de Controle: escolha Iniciar/Executar, digite control userpasswords e pressione Enter. Se você estiver conectado a um domínio de rede, selecione o
usuário desejado na guia Usuários e clique em Avançado/Gerenciar Senhas. Se seu computador não faz parte de um domínio de rede, selecione a conta desejada na parte de baixo da janela Contas de Usuário.

 Na caixa Tarefas Relacionadas, à esquerda, clique em Gerenciar As Senhas de Rede para abrir a janela Nomes de Usuários e Senhas Armazenadas. Agora, selecione um site ou um local de rede e clique em Remover para apagar o nome e a senha armazenados, ou clique em Propriedades para editar o caminho do servidor ou local da web, nome do usuário ou senha. Para acrescentar uma nova entrada, clique em Adicionar para abrir a caixa de diálogo Propriedades de Informações de Logon. Entretanto,você precisa conhecer o formato apropriado da informação que entra. Na caixa Servidor, digite a URL ou o caminho do servidor: para shares da rede, você pode usar os caminhos - padrão Universal Naming Condition (UNC), como \\server\share. O caractere asterisco – por exemplo, em *.pcworld.com.br – também é permitido, se você tem múltiplas IDs para um único website. Em seguida, preencha a caixa Nome do Usuário em um dos dois formatos: servidor\usuário para servidores de rede (STORAGE\Joao, digamos) ou usuário@domínio.com para web sites (Joao@pcworld.com.br, digamos). Por fim, preencha a caixa Senha e clique em OK. Se você precisa voltar repetidamente à janela Nomes de Usuários e Senhas Armazenadas do Windows XP, não tem de passar pelo Painel de Controle toda vez para abri-lo.

Você pode criar um menu ou atalho na área de trabalho para ativá-lo diretamente. Clique com o botão direito em um local vazio da área de trabalho ou no menu ao qual você quer acrescentar o atalho e clique em Novo/Atalho. Na linha de comando do assistente Criar Atalho, digite rundll32.exe keymgr.dll, KRShowKeyMgr e clique em Avançar. Digite um nome para o atalho e clique em Concluir. Para tornar seu ícone da área de trabalho mais significativo, clique nele com o botão direito do mouse e escolha Propriedades. Na guia Atalho, clique em Alterar Ícone. Digite o caminho para um arquivo com o ícone que desejar ou clique em Procurar para encontrar um em uma pasta como shell32.dll ou moricons.dll. Selecione um ícone da lista e clique em OK duas vezes.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail