Home > Dicas

Como evitar roubos de notebooks

Quando o assunto é segurança do seu portátil, é melhor prevenir tomando alguns cuidados básicos

James A. Martin - PCW/EUA

13/06/2006 às 12h55

Foto:

Quando o assunto é segurança do seu portátil, é melhor prevenir tomando alguns cuidados básicos

notebook desenho 150x100Aquele notebook que você carrega para todo canto está cheio de segredos corporativos e dados confidenciais de clientes? Então, quando se trata de segurança, você é um desastre prestes a acontecer. Empresas gastam verdadeiras fortunas para proteger dados e informações em suas instalações. Mas, quando colocam notebooks desprotegidos – ou quaisquer outros dispositivos contendo informações – na estrada, estão abrindo as portas para todo tipo de contratempo de segurança.

Os casos de roubo de portáteis são inúmeros, e os danos causados são incalculáveis. Em março, por exemplo, um notebook da Fidelity Investments com informações de 196 mil funcionários e ex-funcionários da HP, incluindo números do seguro social, foi roubado nos Estados Unidos.

O que fazer então? Deixar o notebook em uma caixa-forte? A primeira dica para iniciantes é não carregar dados em notebooks para qualquer lugar a menos que seja absolutamente necessário. E se for realmente preciso carregar informações confidenciais, criptografe os dados e use uma senha forte para manter usuários não autorizados longe de seu sistema. Na próxima semana vamos falar mais sobre como proteger os dados. Nesta, fornecemos algumas dicas para manter seu notebook seguro quando você está em movimento.

1 - Nunca deixe seu portátil sozinho
No exemplo da Fidelity Investments, um empregado deixou o notebook no banco de trás de automóvel utilitário alugado enquanto jantava com seu grupo em um restaurante, de acordo com uma reportagem do The Wall Street Journal. Inicialmente, o automóvel estava trancado, mas, durante o jantar, um colega de trabalho foi buscar algo no carro e esqueceu de trancá-lo novamente. Quem seria tão ingênuo assim? Qualquer um. Mostre-me alguém que nunca tenha sido descuidado em uma ocasião e nós apresentamos a você um trapezista de 99 anos de idade.

Para reduzir os riscos de roubo, certifique-se sempre de que seu notebook esteja trancado em algum lugar se não estiver com você. Por exemplo, se você estiver em um restaurante, deixe-o no porta-malas longe da vista de terceiros. Uma estratégia extra é guardá-lo antes de chegar ao seu destino final para eliminar a possibilidade de um ladrão observar essa ação. Sempre verifique duas vezes se o automóvel está mesmo trancado – e não ofereça a terceiros acesso ao seu veículo. Pode ser um tormento ter de sair para pegar qualquer coisa necessária, mas é muito menos penoso do que lidar com as conseqüências do descuido de outras pessoas.

No aeroporto, espere até que seja sua vez de passar pelo detector de metais antes de colocar seu notebook na esteira de transporte. Essa atitude pode reduzir o tempo que o portátil fica desacompanhado no outro lado do equipamento de raio-x.

2 – Guarde o equipamento
Evidentemente, levar o notebook consigo nem sempre é possível. Nesses casos, considere a possibilidade de deixá-lo no local mais seguro possível. Se você vai ficar em um hotel, pergunte se há cofre nos quartos. No mínimo, descubra se há um cofre no hotel onde possa deixar seu notebook quando não precisar dele.

3 - Prenda seu portátil
O que você pode fazer se precisar deixar seu notebook em um lugar que não tenha um cofre? Invista algum dinheiro em um cabo ou trava de segurança. Muitos notebooks atuais têm um slot de segurança no qual você pode inserir uma trava ligada a um cabo. Você então enrola o cabo em volta de algo fixo, da mesma forma que faria com uma trava de bicicleta.

DefCom1 UltraNaturalmente, um ladrão determinado poderá cortar o cabo com um alicate de corte resistente ou encontrar outra maneira de pegar seu equipamento. Mas qualquer esforço extra que você exija do bandido pode forçá-lo a procurar outro equipamento em vez do seu. Além disso, alguns produtos de segurança para notebook, como o DefCon 1 Ultra (138,53 reais no iShop 21), da Targus, emite um alarme agudo quando o cabo é forçado.

MicroSaver - 200x200A Kensington também oferece uma grande variedade de dispositivos para segurança de notebooks, incluindo o MicroSaver (259 reais na Americanas.com), um cabo de aço galvanizado de 1,8 metro de extensão combinado com uma trava de segurança.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail