Home > Notícias

Golpistas online aproveitam Copa

Scam da Máfia Russa oferecia ingressos a japoneses por menos de US$ 10, diz Websense

Por Darren Pauli, para O IDG Now!*

13/06/2006 às 10h12

Foto:

Scam da Máfia Russa oferecia ingressos a japoneses por menos de US$ 10, diz Websense

Quando a Copa do Mundo começou, na última sexta-feira (09/06), também teve início uma onda de ameaças na web.Os e-mails maliciosos e phishing scams (pragas voltadas a levar o usuário a fornecer dados pessoais) são criados pata explorar os fãs de esportes, segundo o diretor da Websense, Joel Camissar.

“Suas técnicas são desenhadas para atrair pessoas atrás de ingressos, propagandas ou suvenires aos scams... Já estamos vendo a Copa do Mundo ser usada como veículo para os fraudadores online”, disse ele. É uma pequena variação das ameaça online dos tradicionais scams voltados a roubar dinheiro na web, orquestrados por organizações criminosas, segundo o executivo.

“Um recente e-mail que circulou no Japão, criado pela Máfia Russa, oferecia acesso a ingressos premium da Copa do Mundo por 7,42 dólares por meio de um site. Foi um phishing scam de enorme sucesso que enganou muita gente”, disse Camissar.

Ele também alertou sobre outro e-mail falso que oferece uma tabela da Copa. Quando executado, o arquivo instala um cavalo-de-tróia na máquina do usuário.

Para reduzir os riscos, Camissar recomenda que os usuários mantenham seus antivírus, firewalls e anti-spywares atualizados e instalem as correções liberadas para os sistemas operacionais.

O mesmo vale para empresas, que devem ainda instalar programas de filtro de conteúdo para bloquear sites maliciosos e não-confiáveis, alertou o especialista.

”Mas o mais importante é a educação; garantir que você e seus funcionários estejam cientes das ameaças e medidas preventivas e assegurar que qualquer coisa vista como risco seja reportada”, concluiu.

*Darren Pauli é editor do Computerworld Today, em Sidney.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail