Home > Notícias

Microsoft restringe acesso à versão beta do Windows Vista

Companhia alega que acesso é tão grande que pode provocar um congestionamento na internet

Por Redação do IDG Now!

13/06/2006 às 10h17

Foto:

 Companhia alega que acesso é tão grande que pode provocar um congestionamento na internet e afetar outros serviços online

A Microsoft está limitando o acesso à versão de teste do Windows Vista, próxima versão de seu sistema operacional que deve ser lançada em janeiro de 2007, pelo medo de provocar um grande congestionamento na internet.

O arquivo de download da versão de teste 2 do Windows Vista, que está disponível desde a semana passada para qualquer pessoa, é tão grande que dar acesso irrestrito poderia parar as redes online, de acordo com a Microsoft.

A versão padrão do software tem mais de 3,5 GB, o equivalente a mais de 800 músicas do serviço online iTunes, da Apple, segundo reportagem publicada no Financial Times.

Uma segunda versão, desenvolvida para máquinas de 64 bits, tem 4,4 GB e demora aproximadamente entre cinco horas e quatro horas para ser baixada em uma conexão de internet rápida, segundo a Microsoft.

Vários bloggers de tecnologia reportaram uma conversa com representantes da Microsoft. “Estamos literalmente dizendo que se aumentarmos mais ainda a banda há uma possibilidade de a internet cair: as pessoas podem ter problemas em ver a Copa do Mundo”, reportou o Financial Times.

Para superar essas limitações técnicas, vários bloggers sugeriram à Microsoft usar um serviço de peer-to-peer (P2P) como o BitTorrent. Em vez de forçar os usuários do mundo a acessarem um servidor central para fazer o download, os interessados poderiam copiar o software de cada um localmente.

A Microsoft, ainda segundo o Financial Times, descartou a idéia, alegando questões “legais e de privacidade”, acrescentando também que não pode garantir se cópias não alteradas seriam distribuídas por esses serviços.

Apesar disso, várias cópias não autorizadas do software estão circulando no BitTorrent desde segunda-feira (12/06).

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail