Home > Notícias

MS deixa falha no Win98 sem correção

Conforme havia antecipado, companhia não corrigiu falha crítica no sistema

Por Darren Pauli, para o IDG Now!*

14/06/2006 às 11h53

Foto:

Conforme havia antecipado, companhia não corrigiu falha crítica no sistema

A Microsoft liberou na terça-feira (13/06) correção para 21 vulnerabilidades de software, porém nenhuma delas foi endereçada ao Windows 98, que, conforme a empresa havia antecipado, não terá mais correções.

A versão do sistema operacional - que terá suporte oficialmente encerrado em 12 de julho - tem uma falha crítica na forma como trabalha o Component Object Model (conceito usado pela Microsoft para comunicação entre componentes do sistema) que poderia permitir o controle remoto do sistema por um hacker por meio da indução ao acesso a um site malicioso.

Foram liberadas correções para esta mesma falha no Windows 2000, XP e no Windows Server 2003, mas a vulnerabilidade permanecerá sem solução no Windows 98.

Christopher Budd, gerente de programas de segurança do Centro de Resposta da Microsoft, disse que as mudanças de arquitetura a partir do Windows 2000 fazem com que atualizações drásticas nas versões anteriores - como seriam as necessárias neste caso do Windows 98 - poderiam colocar em risco a compatibilidade com outras aplicações.

“Essas mudanças exigiriam a reengenharia de uma parte significativa de um componente do núcleo do sistema”, escreveu o gerente. “Depois de amplos estudos, a Microsoft concluiu que não é possível fazer as mudanças extensas necessárias para eliminar a vulnerabilidade”.

*Darren Pauli é editor sdo Computerworld Today, em Sidney.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail