Home > Notícias

Economia com produtividade

Com o uso de voz sobre IP, as Indústrias Químicas Anhembi conseguiram reduzir custos com DDD e, de quebra, alavancar novos negócios

Alice Sosnowski

19/06/2006 às 11h30

Foto:

Com o uso de voz sobre IP, as Indústrias Químicas Anhembi conseguiram reduzir custos com DDD e, de quebra, alavancar novos negócios

Quando decidiram implantar um serviço de VoIP, os técnicos das Indústrias Químicas Anhembi, fabricante das marcas de água sanitária Candida e Q’Boa, tinham em mente a economia de custos. Com uma indústria em Osasco, na Grande São Paulo, e outra no interior da Bahia, além de representantes de vendas em todo o Brasil, a empresa precisava gastar menos com as freqüentes ligações DDD.

Em fevereiro de 2005, contrataram os serviços da Voitel. Um mês depois, a solução V-Net de comunicação sobre IP estava instalada. Os custos de implementação foram bem abaixo do esperado: apenas o aluguel do gateway – equipamento codificador de voz e dados - por 140 reais mensais e uma conexão banda larga Speedy Business 500 Kbps, dedicada exclusivamente para o serviço de voz. Os resultados, por outro lado, superaram as expectativas. Os gastos mensais com longa distância, que chegavam a 7 mil reais mensais, caíram para 4 mil reais, uma economia de quase 40% ao mês. As chamadas para a unidade da Bahia, que antes ultrapassam 50 centavos o minuto, passaram a custar 25 centavos.
 
As vantagens não pararam aí. O uso do VoIP permitiu também maior agilidade na informação. “Com o custo menor, aumentamos o contato entre as unidades e com os representantes de vendas, melhorando a comunicação”, explica Marcio Hoss, gerente de suporte e telecomunicações da Anhembi. "Isso colaborou com a produtividade. Conseguimos, inclusive, levantar novos negócios”, conclui. Hoss destaca também a segurança e a qualidade do sistema. “Neste tempo, o VoIP apresentou 98% da qualidade de voz de um serviço convencional, com a vantagem de poder ser monitorado”. O pacote V-Net inclui um gateway de quatro portas que permite até quatro ligações DDD simultâneas e a função de audioconferência.

O próximo passo é implementar o serviço na unidade da Bahia. “O maior problema é adquirir um link de banda larga que comporte a qualidade do serviço”, explica Alessandro Ribas, gerente comercial da Voitel.  Quando for implementado, no entanto, as ligações entre as unidades terão custo zero, aumentando ainda mais a economia e a produtividade das Indústrias Anhembi. 

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail