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MySpace ameça desenvolvedores de ferramentas que incrementam rede

Serviços extras como o SingleStat, que permite saber se um usuário mudou seu perfil de "namorando" para "solteiro", seriam ilegais

Por Jeremy Kirk, para o IDG Now!*

21/06/2006 às 18h06

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Serviços extras como o SingleStat, que permite saber se um usuário mudou seu perfil de "namorando" para "solteiro", seriam ilegais

Advogados da rede social MySpace.com ameaçaram processar dois empresários responsáveis por códigos inteligentes que permitiam aos membros da comunidade serem notificados sobre mudanças no perfil de outros usuários. O serviço, que notifica quando alguém deixa o status "namorando" para se tornar "solteiro", por exemplo, era oferecido comercialmente.

Batizado de SingleStat.us o site que oferecia um dos serviços ficou no ar apenas 10 dias antes de receber a notificação por escrito da possibilidade de ser processado. O SingleStat cobrava uma taxa para notificar os usuários das mudanças no perfil alheio.
Na carta enviada pelo MySpace, datada de 15 de junho, são listadas diversas violações da política de uso do site, como a aplicação comercial das informações de seus usuários.

Em carta postada na página em que funcionava o site, os responsáveis também afirmam que o serviço sobrecarregava os servidores do MySpace. Provocação que não foi respondida pela News Corp., que comprou o MySpace no ano passado em um acordo de 580 milhões de dólares.
Um dia após a abertura do SingleStat já havia um link para sua página no blog do noticiário USA Today e uma empresa de capital de risco já havia contactado os responsáveis.

No final do segundo dia de funcionamento, o SingleStat já havia atraído cerca de 10 mil usuários para usa URL e 65 comentários já haviam sido publicados pelos internautas, em seis línguas diferentes.
Na terça-feira (20/06), outro site com funcionalidade similar também interrompeu funcionamento por conta da carta de advertência. Jared Chandler, o responsável pelo DatingAnyone.com, foi orientado a nao divulger o código fonte de seu projeto. “É triste que não haja vias externas de melhorias no MySpace”, escreveu Chandler.

O MySpace conta com o 73 milhões de usuários cadastrados e é a rede social virtual mais popular no mundo. No Brasil, contudo, perde para o Orkut, do Google, que curiosamente caiu nas graças dos brasileiros. Um dos diferenciais do MySpace é a possibilidade de publicar músicas nas páginas pessoais de cada usuário.

*Jeremy Kirk é editor do IDG News Service, em Londres.

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