Home > Notícias

Cuide-se Amazon!

Alice Sosnowski

21/06/2006 às 12h04

Foto:

Quando decidiu expandir seus negócios para a internet, em 2000, o sebo Ex Libris, de Porto Alegre, fez uma brincadeira com seus clientes: mandou um e-mail com a frase “Se cuida Amazon; está chegando a Traça!”. A proprietária da Ex Libris, Carmen Menezes, só não sabia que a brincadeira, um dia, teria certo sentido. Em seis anos, a Traça (www.traca.com.br), nome dado à livraria na internet, cresceu tanto que hoje vende sete vezes mais que a loja física. São mais de 60 mil obras no acervo, para a alegria de clientes em busca de livros antigos e raridades. “Por dia, catalogamos 300 livros novos no site”, explica Carmen. “Nosso objetivo é chegar a 200 mil obras”, diz a empresária, que vende para todo o Brasil.

O investimento no desenvolvimento da loja virtual foi pesado, mas o retorno cuidadosamente calculado. Com mão-de-obra especializada, servidores e programas próprios, foram gastos cerca de 100 mil reais. Atualmente, a loja virtual vende 200 livros por dia. “E só não vende mais porque a capacidade de aumento do acervo está estabilizada”, explica a proprietária.

O sucesso do sebo gaúcho é tão expressivo que acabou por ajudar nas vendas da livraria real. “Muita gente aparece para conhecer a origem da Traça, que ainda possui como símbolo uma simpática personagem criada por Luis Fernando Veríssimo”, diz Carmen. Por causa disso, o site inclui uma série de fotos da livraria e até um blog para matar a curiosidade dos clientes – detalhes que não são encontrados nem na Amazon.

Leia também:
>>
Marque presença na WEB

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail