Home > Notícias

HP lança notebooks com processador Intel Core Duo

Empresa oferece soluções tanto de alta mobilidade quanto de desempenho, além de nova linha de acessórios

Mario Nagano

21/06/2006 às 12h20

Foto:

A HP lançou oficialmente nesta segunda-feira (20/06) sua nova geração de computadores portáteis baseados na plataforma Centrino de terceira geração (Centrino Duo). Dentre os grandes players, a HP foi uma das últimas a anunciar tais produtos no mercado brasileiro.

Segundo Daniel Ribas, gerente de produtos para handhelds e portáteis, a nova linha foi completamente redesenhada e recebeu novos recursos como sensores que controlam o brilho da tela LCD ou que desligam o disco rígido caso o notebook se movimente de forma brusca, além de sistemas de segurança baseados em chips TPM e leitores de impressões digitais.

Além disso, algumas superfícies dos novos equipamentos vêm com novo acabamento laminado mais resistente a danos causados pelo atrito de objetos como clipes, chaves, moedas, celulares e até mesmo ácido úrico (presente no no suor), o que garante um equipamento com cara de novo por mais tempo. Ribas também afirma que o equipamento está mais resistente a maus tratos, incluindo quedas de até 1,5 metro de altura com o computador fechado e desligado.

A nova linha de portáteis será dividida em três grupos, descritos pela empresa como Ultraportáteis (que valorizam a portabilidade e autonomia da bateria), Equilíbrio em Mobilidade (que procura balancear produtividade e conectividade) e Alta Performance (voltado para produtividade e alto desempenho).

Na linha de Ultraportáteis, a HP terá três modelos: o nc2400 (a partir de 7.499 reais) e os nc4400 e tc4400 (a partir de 8.199 reais). Esses equipamentos serão todos importados, porém equipados com layout de teclado e sistema operacional em português.

O nc2400 é o irmão caçula da família. Com apenas 1,5 kg, pode vir equipado com um processador Core Solo série U (de Ultra Low Voltage) ou Celeron M, disco rígido de 4.200 rpm (a velocidade mais baixa ajuda a economizar bateria) e tela LCD Wide de 12 polegadas, com resolução máxima de 1.280 x 800 pixels.

Já o modelo nc4400 será equipado com processadores Intel Core Duo série T (de 1,83 a 2,16 GHz) ou Celeron M 420 (1,6 Ghz), leitor de disco óptico embutido e tela LCD de 12", com resolução nativa de 1.024x768 pixels. O curioso é que o nc4400 também terá uma versão tablet (tc4400), cuja tela giratória pode ser usada como prancheta digital. O peso pode variar de 1,8 a 2,08 kg de acordo com a configuração.

A linha batizada de Equilíbrio em Mobilidade será formada por dois modelos: o nx6310 e o nx6320, cujos preços começam em 2.799 reais (Celeron M) ou 3.699 reais (Core Duo). Montados no Brasil pela Solectron, os dois modelos terão telas padrão 4:3 de 14,1" ou 15", várias opções de processador (Celeron ou Core Duo), discos rígidos de 5.400 rpm, gravadores de CDs e DVDs e portas de rede sem fio.

A diferença entre essas duas linhas está nas interfaces de comunicação. O nx6310 se limita ao básico: duas portas USB 2.0, Firewire, modem, rede Fast Ethernet e slot para cartão PCMCIA. O nx6320 já conta com quatro USB, slot para cartões Express Card, porta de rede Gigabit Ethernet, leitor para cartões de memória Flash e até uma interface de rede sem fio 1xEV-DO.

Por último, no segmento Alta Performance a HP disponibiliza o nx9420, um portátil relativamente volumoso – 3,35 kg e 39,3 x 3,3 x 27,5 cm – equipado com uma generosa tela widescreen de 17 polegadas controlada por uma aceleradora gráfica ATI Mobility Radeon x1600, discos de 5.400 rpm (com opção de 7.200 rpm). Este modelo terá somente a opção de processadores Core Duo de 1,67 a 2,17 GHz. O equipamento é tão largo que comporta até um teclado numérico ao lado do convencional.

Acessórios

Na linha de acessórios, a HP anunciou novas baterias de maior capacidade, incluindo um impressionante modelo de 12 células para sua linha de ultraportáteis, que a empresa estima elevar a autonomia total desses computadores para até 15 horas de uso contínuo. Uma curiosidade desse produto é que pode ser recarregado sem estar conectado ao notebook (via adaptador de rede elétrica). Além disso, o consumo de energia é feito da bateria externa para a interna, o que garante, por exemplo, que a bateria interna esteja com carga completa caso seja necessário desconectar a externa.

Talvez o produto mais interessante, porém, seja uma nova docking station que, além de replicar portas e adicionar novos recursos como portas serial, paralela, PS/2 e slot Express Card, vem equipada com um disco interno de 160 GB capaz de fazer backups automáticos assim que o notebook se conectar ao dispositivo. Além disso, o computador pode trocar informações remotamente com o disco da docking station via rede, como numa solução de NAS.

Ainda nos acessórios, a HP lança uma linha de maletas e mochilas de marca própria com proteção extra para notebooks. Batizada de SafePort, a linha combina um sistema de amortecimento a ar com um revestimento de espuma de alta densidade, permitindo que o computador literalmente flutue dentro da bolsa. A garantia do produto é para toda a vida para defeitos de fabricação.

Inicialmente, a empresa irá disponibilizar três malas e duas mochilas, todas para portáteis com tela de 14" e 15". Para o futuro, a HP também considera trazer outros modelos específicos para sua linha de ultraportáteis e notes de maior porte com tela de 17".

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail