Home > Notícias

Samsung anuncia tocador com suporte aos padrões Blu-Ray e HD-DVD

Na mesma semana em que 1º tocador de Blu-Ray é lançado, empresa afirma que aparelho múltiplo poderá chegar ao mercado em 2007

Por Martyn Williams, para o IDG Now!*

21/06/2006 às 11h33

Foto:

Na mesma semana em que 1º tocador de Blu-Ray é lançado, empresa afirma que aparelho múltiplo poderá chegar ao mercado em 2007

A Samsung deverá anunciar até o final do ano a data de lançamento de um tocador de conteúdo em alta definição compatível com os formatos Blu-Ray e HD-DVD.

A companhia apóia oficialmente o formato Blu-Ray e seu primeiro tocador de mesa no padrão será vendido nos Estados Unidos nos próximos dias.

O BD-P1000 é o primeiro player Blu-Ray doméstico do mercado e seu lançamento começará a guerra com o rival HD-DVD, que chegou às prateleiras norte-americanas e japonesas em março.
Leia tambêm:
Entenda a próxima geração de DVDs

Existem apenas algumas diferenças técnicas entre os formatos, mas elas são grande o suficientes para torná-los incompatíveis. Consumidores podem passar por stress na hora de comprar filmes já que estúdios de Hollywood se comprometeram inicialmente em lançar obras apenas para um padrão, não para ambos.

A Samsung já está trabalhando em um drive que reproduza tanto o Blu-Ray como o HD-DVD, disse Kim Du-Hyon, um diretor-assistente da divisão de planejamento para produtos domésticos da Samsung, em um encontro com repórteres na sede da companhia, na Coréia do Sul.

"Nós não temos um plano de fazer um tocador HD-DVD, mas estamos considerando um aparelho universal", disse ele. "Estamos preparando o suporte ao HD-DVD atualmente e, se lançarmos um tocador universal, será no começo do próximo ano".

Mesmo com os planos de desenvolver um tocador múltiplo, Kim destacou que a Samsung acredita que o Blu-Ray ganhará do HD-DVD no mercado.

Segundo fontes de mercado, a Samsung não está trabalhando sozinha em drives que suportem ambos os formatos. Enquanto a LG declarou seus planos de produzir um aparelho do tipo, muitas empresas que suportam o Blu-Ray também pertencem ao DVD Forum e têm acesso às especificações e tecnologias do HD-DVD.

O BD-P1000 começará a ser vendido nos Estados Unidos a partir de 25 de junho por mil dólares. O equipamento deverá estar disponível em todos os mercados mundiais até o final do ano, de acordo com a Samsung.

*Martyn Williams é editor do IDG News Service, em Tóquio.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail