Home > Notícias

Hélio Costa confirma escolha do padrão japonês para TV digital

Discussão para a decisão do padrão se estendeu até às 5 horas da madrugada da última quarta-feira, diz fonte ligada à questão

Por Daniela Moreira, repórter do IDG Now!

23/06/2006 às 17h38

Foto:

Discussão para a decisão do padrão se estendeu até às 5 horas da madrugada da última quarta-feira, diz fonte ligada à questão

O ministro das Comunicações Hélio Costa confirmou à Folha Online que Brasil já assinou o acordo com governo japonês que formaliza a implantação da TV digital no País.

O comunicado oficial da decisão deve ser feito pelo presidente Lula, na próxima quinta-feira (29/06), com a presença de ministro das Comunicações do Japão, que vem ao Brasil para a solenidade.

Fontes ligadas à decisão do padrão revelaram ao IDG Now! que o modelo japonês (ISDB) será adotado para o sistema de modulação da transmissão, com os demais aspectos da tecnologia sendo adaptados à necessidades locais pelas universidades brasileiras.

Essa mesma fonte confirma que a decisão sobre o padrão japonês está agora nas mãos do presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, e do Primeiro-ministro japonês, Junichiro Koizumi.

A notícia do final das negociações entre Brasil e e Japão vazaram na tarde desta sexta-feira (23/06). O representante do padrão japonês de TV digital no Brasil, Yasutoshi Miyoshi, disse que os dois países haviam chegado a um acordo sobre o termo de compromisso a ser firmado entre ambos para implantação da TV digital no Brasil.

A decisão sobre o padrão de TV digital a ser adotado pelo Brasil vem se arrastando desde o início do ano, com forte pressão dos lobbies internacionais que defendem os padrões concorrentes do japonês  - o europeu (DVB) e o norte-americano (ATSC).

De acordo com a fonte ouvida pelo o IDG Now!, a discussão para a decisão final do padrão foi calorosa e se estendeu até às 5 horas da madrugada da última quarta-feira (21/06).

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail