Home > Notícias

Ferramenta apaga notificação de programa antipirataria da Microsoft

Programador classifica validação do WGA como spyware e desenvolve aplicativo que desabilita notificações sobre sistemas piratas

Por Matthew Broersma, para o IDG Now!*

23/06/2006 às 15h16

Foto:

Programador classifica validação do WGA como spyware e desenvolve aplicativo que desabilita notificações sobre sistemas piratas

Um analista de segurança divulgou uma ferramenta que permite que usuários removam a notificação do programa Windows Genuine Advantage, parte do controverso programa da Microsoft contra a falsificação do sistema operacional.

A função, chamada RemoveWGA, foi lançada durante esta semana por Guillaume Kaddouch, um desenvolvedor francês responsável também por um utilitário chamado Firewall Leak Tester.

O RemoveWGA é uma resposta à revelação, feita no começo do mês, de que o programa Windows Genuine Advantage instala um aplicativo no PC do usuário e entra em contato freqüente com a empresa, de acordo com Kaddouch.

"Isto, junto com o fato da Microsoft usar meios enganadores para instalar a ferramenta, torna o WGA um spyware", analisou Kaddouch em uma nota que acompanhava o lançamento do RemoveWGA.

O programa Windows Genuine Advantage  inclui duas partes: Validação WGA e Notificação WGA. A validação checa se o Windows XP instalado é original, e é necessário para algumas atualizações do sistema. Se a cópia for pirata, a Notificação lembra o usuário repetidamente para que atualize para uma versão licenciada.

Como a Microsoft admitiu neste mês, a Notificação também troca informações com a empresa uma vez ao dia se o processo de validação for válida, algo que a companhia ainda não tinha divulgado.

"Uma vez que a Notificação do WGA checou seu sistema operacional e confirmou que você tem uma cópia legítima, não existe motivo para ficar se comunicando com a empresa a cada boot", escreveu Kaddouch.

O aplicativo, segundo Kaddouch, foi desenvolvido com informações e técnicas já disponíveis em fóruns de segurança na internet. "Você pode facilmente desabilitar as notificações do WGA manualmente e, com este programa, aparece outra maneira", afirma.

O programador acredita que a Microsoft errou ao entrar em diversos PCs sem que o usuário soubesse - a companhia classificou o WGA como uma atualização "crítica", fazendo com que muitos instalassem o aplicativo sem saber sua função.

Para os mais paranóicos, o RemoveWGA também faz checagens periódicos, avisando o usuário se a Notificação WGA tenha sido silenciosamente instalado, disse Kaddouch.

A Microsoft não respondeu aos pedidos de comentários.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail