Home > Notícias

W3C lança cartilha de melhores práticas para web em portáteis

Dicas esperam criar webdesign amigável tanto ao monitor quanto à tela pequena das plataformas móveis

Por Nancy Gohring para o IDG Now!*

27/06/2006 às 18h17

Foto:

Dicas esperam criar webdesign amigável tanto ao monitor quanto à tela pequena das plataformas móveis

O órgão que define os padrões para a internet comercial, o World Wide Web Consortium (W3C), lançou nesta terça-feira (27/06) cartilha de melhores práticas para o desenvolvimento de páginas amigáveis à plataforma móvel, isto é, ao sistema WAP dos celulares.

Um grupo de empresas que incluem Nokia, Google, Microsoft, AT&T, Vodafone, France Telecom e Opera, ajudaram a elaborar o manual batizado como Mobile Web Best Practices 1.0.

As recomendações tocam em pontos simples como também em tópicos mais complexos. O documento ensina, por exemplo, que links são melhores se situados no topo da página, e que um link por linha de texto é o ideal. Aspectos mais complicados, como sistemas que permitem esconder mecanismos para permitir uma navegação mais harmônica, também são detalhados.

WAP (sigla para Wireless Application Protocol) é uma tecnologia que permite acessar conteúdo online pelos celulares. O problema é que o sistema exige uma linguagem específica, já que limita o conteúdo e usam URL diferente, o que normalmente exige a criação de uma nova página para a plataforma móvel.

Recentemente, contudo, técnicas foram criadas para que uma única página pudesse ser acessada, com suas devidas variações estéticas, tanto na tela grande quanto na diminuta dos portáteis. E é essa idéia de criação de uma única web que o documento visa incentivar.

Eskil Sivertsen, assessor da empresa do navegador Opera, afirma que a ação do W3C é mais efetiva que as outras tentativas já realizadas de unificar a experiência de internet móvel. Isto por que não se trata de uma solução proprietária de uma empresa, mas sim de uma iniciativa desenvolvida por 30 companhias e apoiada por um órgão de padronização global.

Sivertsen afirma que esta é a primeira leva de recomendações e que outras virão. “É bom começar a preparar a web para uma era mais amigável à plataforma móvel”.

*Nancy Gohring é editora do IDG News Service, em Dublin.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail