Home > Notícias

Microsoft oficializa site de compartilhamento de códigos CodePlex

Projeto, que vem sendo testado desde maio, permite colaboração entre desenvolvedores - inclusive de código aberto - e Microsoft

Por Jeremy Kirk, para o IDG Now!*

27/06/2006 às 10h34

Foto:

Projeto, que vem sendo testado desde maio, permite colaboração entre desenvolvedores - inclusive de código aberto - e Microsoft

A Microsoft apresentou oficialmente nesta terça-feira (27/06) o projeto CodePlex, comunidade de desenvolvedores para compartilhamento de código em fórum que vem sendo testada desde maio.

Segundo Jon Rosenberg, diretor de programas de códigos comunitários da Microsoft, o CodePlex é um fórum para códigos Microsoft e códigos de outros desenvolvedores.

“Estamos estabelecendo um ponto de encontro para a comunidade de desenvolvimento colaborar conosco e nos dar feedback nestes projetos”, disse Rosenberg.

O CodePlex não é diferente das diversas comunidades onde os desenvolvedores modificam e desenvolvem código fonte. Nos últimos anos, a Microsoft vem se aproximando dos desenvolvedores de código aberto depois de ter sido criticada pela feroz proteção ao seu próprio código-fonte.

As contribuições de códigos feitas no site podem ser postadas sob qualquer tipo de licença, disse Rosenberg. A Microsoft está oferecendo parte do seu próprio código fonte por meio do plano de licenciamento da iniciativa Share Source Initiative (SSI), que oferece acesso ao código sob condições variáveis.

A gigante do software renovou e simplificou a linguagem desta licença no último mês de outubro. A Microsoft já liberou 7,5 milhões de linhas de código sob a licença do SSI.

A empresa suavizou o visual do site do CodePlex, provavelmente para torná-lo mais atrativo para os desenvolvedores de código aberto. Ao invés do logo da Microsoft, o site traz uma faixa verde que diz CodePlex.

“Esse foi um site criado para ser de certa forma tão de propriedade da comunidade quanto da Microsoft”, disse Rosenberg. “Apenas pensamos que uma marca mais neutra seria mais apropriada”.

Atualmente, cerca de 35 projetos de desenvolvimento de código estão no CodePlex, mais da metade dos quais são de fora da Microsoft, segundo Rosenberg.

O site utiliza o Visual Studio 2005 Team Foundation Server, produto lançado pela Microsoft em março que permite o desenvolvimento colaborativo de código e a busca por falhas.

Os códigos podem ser postados e retirados, permitindo a desenvolvedores em diferentes locais modificarem o mesmo arquivo. Antes de postar e modificar códigos os usuários devem se cadastrar, disse Rosenberg.

Entre os projetos postados pela Microsoft estão novos controles para o Atlas, sua implementação de AJAX (acrônimo para Asynchronous JavaScript e extensible markup language), conjunto de técnicas usadas para criar páginas web mais interativas, disse Rosenberg.

Outro projeto em andamento na comunidade é o chamado Power Toys for Visual Studio, grupo de ferramentas de desenvolvimento para o Visual Studio 2005. A Microsoft postou ainda ferramentas para SQL Server e Iron Python, a versão .NET da linguagem de programação Python, concluiu Rosenberg.

*Jeremy Kirk é editor do IDG News Service, em Londres.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail