Home > Notícias

MS testa versão online do Office 2007

Empresa libera beta de aplicativos como Word, Excel e PowerPoint dentro do navegador

Por Elizabeth Montalbano, para o IDG Now!*

27/06/2006 às 10h21

Foto:

Empresa libera beta de aplicativos como Word, Excel e PowerPoint dentro do navegador

Em uma jogada inesperada, a Microsoft permitiu que os primeiros usuários começassem a testar a próxima versão do Office online sem ter que baixar nenhum software, nesta terça-feira (27/06).

Clientes podem visitar o site do novo serviço para fazer um "test drive" do software dentro de seu navegador. Esta é a primeira vez que a Microsoft oferece este tipo de beta para o Office dentro do Internet Explorer, o único browser suportado.

Aplicativos incluem versões online do Office Access 2007, Excel 2007, InfoPath 2007, OneNote 2007, Outlook 2007, Outlook 2007 with Business Contact Manager, Outlook Web Access, PowerPoint 2007, Project Professional 2007, Publisher 2007, Sharepoint Designer 2007, Visio 2007, Word 2007, SharePoint Services, Project Server 2007 e SharePoint Server 2007.

A Microsoft já lançou dois betas do Office 2007, com cerca de 2,5 milhões de downloads para a segunda versão do software, segundo a empresa.

Quando um usuário baixa uma nova versão do Office em uma máquina com Windows - mesmo um beta -, ela substitui uma versão anterior do pacote corporativo que possa estar instalada.

Esta ação pode causar problemas de compatibilidade com documentos do Office salvos no sistema, já que betas de aplicativos não são sempre compatíveis com versões anteriores. O uso de uma versão do Office 2007 pelo navegador elimina este problema.

A versão beta do Office online aumenta os rumores de que a Microsoft vai oferecer o software online como um serviço acessível pela internet.

A Microsoft já oferece uma ferramenta chamada Office Live que permite a hospedagem de sites, gerenciamento de documentos e ferramentas corporativas, mas não havia ainda se aventurado em aplicações de produtividade na maneira como o Office empacotado faz.

O rival Google entrou na briga por aplicativos online com a compra do editor de textos Writely e o lançamento do Google Spreadsheets, softwares acessados pelo navegador que competiriam com versões online do Word e o Excel, respectivamente.

A Microsoft planeja lançar o Office 2007 para clientes corporativos antes do final do ano, e para usuários finais em janeiro de 2007.

*Elizabeth Montalbano é editora do IDG News Service, em São Francisco.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail