Home > Notícias

Tec Toy Mobile oficializa operação com investimento de R$ 5 milhões

Joint venture entre Tec Toy e Level Up! traz títulos da Sega Mobile ao Brasil. Objetivo é fechar acordos com operadoras de telecom.

Guilherme Felitti, repórter do IDG Now!

28/06/2006 às 17h17

Foto:

Joint venture entre Tec Toy e Level Up! traz títulos da Sega Mobile ao Brasil. Objetivo é fechar acordos com operadoras de telecom

A Tec Toy Mobile oficializou nesta quarta-feira (28/06) o início de suas operações no país com o anúncio de investimento de cinco milhões de reais nos dois próximos anos.

O investimento da empresa, formada por uma joint venture entre a Tec Toy e a empresa de games online Level Up!, será concentrado nas áreas de licenciamento e desenvolvimento de títulos, de acordo com Reinaldo Normand, diretor geral da Tec Toy Mobile no Brasil.

Segundo Normand, a entrada da tradicional empresa de videogames no mercado de games para celulares decorre do alto potencial do setor dentro do país nos próximos anos, aliado à falta de fatores que impedem a decolagem dos consoles, como o alto índice de pirataria.

O executivo cita pesquisa da Juniper Research que afirma que o mercado mundial de games para celulares deverá valer cerca de 17,6 bilhões de dólares em 2011, crescimento de quase três vezes a partir dos 3,1 bilhões de dólares estimados para este ano.

"Em uma visão mais conservadora, o Brasil poderá chegar a 0,6% deste total, ou algo como 18 milhões de dólares no setor de games para celulares nos próximos cinco anos", analisa Normand.

A Tec Toy Mobile já comercializa seu portfólio de games pela Claro, desde o começo de junho, por preços que variam de 3 reais a 10 reais por título.

Até o final do ano, o executivo afirma que seis das oito principais operadoras brasileiras deverão vender seus títulos, acrescentando que nos dois próximos meses, "duas operadoras grandes" serão anunciadas como parceiras.

Além de contar com os games móveis da Sega, parceira histórica da Tec Toy no mercado brasileiro, e de outros estúdios, como In-Fusio e Pulse, a Tec Toy Mobile contará com serviços de adaptação de games para diferentes telefones celulares (técnica conhecida no setor como "porting").

"Somos a única empresa do mundo adaptando a versão de PDA do(game de tiro em primeira pessoa) Quake para telefones celulares no sistema BREW", cita Normand em referência ao sistema usado pela operadora Vivo, dando pistas sobre o aumento do possível acordo de comercialização.

Mais do que apenas trazer títulos internacionais ao país, os planos da Tec Toy Mobile incluem também projetos para incentivo ao desenvolvimento de títulos nacionais.

"Não temos nada fechado ainda, mas planejamos até o final do ano promover alguma ação que contemple um projeto de game para celular de estudantes brasileiros com seu desenvolvimento", afirma o executivo. "Ainda não sabemos a forma, mas deverá acontecer".

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail