Home > Notícias

Alternativas ao Excel

Planilhas online amadurecem seus recursos e oferecem uma boa alternativa na falta de um produto completo instalado no seu PC

David de Oliveira Lemes

29/06/2006 às 17h32

Foto:

Materia ExcelPlanilhas online amadurecem seus recursos e oferecem uma boa alternativa na falta de um produto completo instalado no seu PC

Quer uma alternativa ao software da Microsoft? Planilhas online dispensam instalação, não ocupam espaço em disco, são rápidas, gratuitas e salvam arquivos no formato XLS. Mas não espere todos os recursos avançados existentes no Excel. Todas as opções testadas podem ser úteis na ausência de um produto completo que rode direto no computador.

PC WORLD analisou nove versões de planilhas gratuitas e todas só possuem versão em inglês. Escolha a que mais se adapta aos seus projetos e mãos à obra, ou melhor, à planilha.

Leia também: O Word está na internet

numero01:: ajaxXLS
O produto da Ajax 13 conta com duas divisões: um visualizador e um editor de planilhas. O ajaxXLS Viewer é o visualizador de arquivos no formato XLS, compatível com o Microsoft Excel e também planilhas feitas no OpenOffice. Na apresentação do produto, o site da empresa afirma que o ajaxXLS preserva todas as formatações dos arquivos importados. Mas não foi isso que aconteceu no teste. Em uma planilha simples, que não continha nenhuma fórmula, o ajaxXLS Viewer não entendeu a formatação e reordenou as células causando uma grande confusão. Na segunda parte do teste, o produto não conseguiu abrir uma planilha com fórmulas simples. Já o ajaxXLS Editor, ainda em beta, abriu uma planilha com grande volume de informação, mas novamente, os textos das células ficaram sobrepostos. O Editor também não conseguiu abrir uma planilha com fórmulas simples. O produto conta com recursos de alinhamento, fonte, salvar, imprimir e é indicado somente para quem precisa utilizar somente os recursos básicos de uma planilha de cálculos. Não requer cadastro e nem senha de uso. Só clicar e usar.

numero02:: EdirGrid Beta
Já em sua sexta versão beta, o EditGrid além de importar arquivos XLS, permite a criação direta de arquivos. O software possui um recurso de salvar automaticamente e consegue fazer isso com 20 planilhas ao mesmo tempo. O site pede registro de usuário e senha e não exige nenhuma confirmação por e-mail. Todos os arquivos podem ser salvos de forma privada, para uso pessoal, ou público, para uso em equipe. Além dos recursos básicos de alinhamento e formatação de fonte, o EditGrid permite personalizar células com cores de fundo e letras, inserir números com casas decimais, inserir e deletar colunas e células. O produto também conta com templates prontos para uso pessoal e nos negócios.

numero03:: gOFFICE
O primeiro passo para usar o gOFFICE é fazer um cadastro no site da empresa e receber uma confirmação por e-mail. Essa confirmação valida seu login e senha. Conta com recursos simples de preenchimento de campos e redimensionamento de células. Importa arquivos no formato XLS, mas não respeita a formatação original quando as células contêm muita informação. Em planilhas com pouca informação, a formatação original é respeitada. Já planilhas com fórmulas, o gOFFICE consegue importar, mas elimina a fórmula existente assim que o arquivo é carregado. O ponto forte do produto é que ao fazer uma planilha diretamente no browser, você pode salva-lá em seu computador com um simples clique.
++++
numero04:: Google Spreadsheets
Na onda das planilhas online, o Google foi o último a chegar. Todos os softwares citados neste texto já existiam antes do Google Spreadsheets. O produto é rápido e bem completo para uma planilha online. Conta com os recursos básicos, possue um campo somente para fórmulas e outro para reordenação de colunas e células. Salva arquivos nos formatos XLS, CSV, HTML e importa planilhas existentes mantendo sua formatação original. Contudo, nos testes realizados, o software alterou todas as palavras acentuadas. É possível também compartilhar arquivos com amigos e membros de uma equipe de trabalho.

numero05:: iRows
O iRows é uma boa alternativa ao Excel, pois é um software recheado de funções. Os recursos básicos estão presentes no produto que ainda conta com fórmulas, funções, várias opções de gráficos, reordenações de células e compartilhamento.  É possível salvar os trabalhos feitos no iRows no formato XLS, CSV, HTML e OpenOffice. Uma opção interessante é que o programa pode publicar sua planilha diretamente em um site ou blog indicado por você.

numero06:: Num Sum
O principal foco do Num Sum é o compartilhamento de planilhas. Algo muito semelhante ao que o Flickr faz com fotos e o YouTube com vídeos. A proposta aqui é socializar seus trabalhos. Algo que parece estranho, mas faz muito sentido para trabalhos em equipes. O software é rápido e conta com todos os recursos avançados para uma planilha online. O Num Sum não importa planilhas prontas, mas permite que você salve seu trabalho em diversos formatos e também publique em seu blog. Com relação ao compartilhamento, existe a opção de tornar a planilha pública ou selecionar os usuários que podem acessar o trabalho.
++++
numero07:: ThinkFree
O ThinkFree é um produto que oferece 1 GB de armazenamento para seus trabalhos. Além de planilha online, a empresa oferece processador de texto e um software para fazer apresentações, todos compatíveis com o Microsoft Office. O software conta também com opções de compartilhamento e publicação em sites e blogs. A planilha é bem completa, com muitos recursos avançados e uma interface idêntica ao Microsoft Excel. O ThinkFree é feito em Java e por isso seu carregamento é um pouco mais lento, mas a grande quantidade de recursos compensa a espera. Além de salvar seus arquivos no servidor da empresa, você pode exportá-los em XLS, XML, TXT, CVS e PDF.

numero08:: wikiCalc
O wikiCalc não é exatamente uma planilha para ser usada online, como seus concorrentes, e sim um software de que combina recursos e conceitos de um editor de blog, planilha de cálculos e tecnologia wiki (para trabalhos colaborativos). Segundo seu criado, Dan Bricklin, o wikiCalc é uma ferramenta de publicação na internet que cria páginas normais. Seu objetivo é criar e manter páginas que incluem dados que vão além do texto não formatado, como agendas de compromissos, listas e tabelas. Ele combina as facilidades do conceito wiki de edição e criação por diversos membros com a organização de dados similar a das planilhas. O produto é gratuito e pode ser baixado no site da Software Garden.

numero09:: Zoho Sheet
Se você quer uma planilha rápida de carregar e bem completa, a Zoho Sheet é uma boa opção.  O software importa arquivo no formato XLS e OpenOffice, respeitando toda a formatação original. Recursos avançados também estão presentes como inserir e remover células e colunas, porcentagem, funções e fórmulas. O produto também oferece a opção de compartilhar ou tornar pública uma planilha. Os arquivos podem ser salvos no servidor da empresa ou exportados para o PC do usuário.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail