Home > Notícias

Primeiras impressões: terceiro beta online dá gosto do Office 2007

Teste online do pacote mantém novidades dos betas anteriores, mas sofre com falta de interação com documentos do PC do usuário

Por Guilherme Felitti, repórter do IDG Now!

30/06/2006 às 15h07

Foto:

Teste online do pacote mantém novidades dos betas anteriores, mas sofre com falta de interação com documentos do PC do usuário

Logo no começo da semana, a Microsoft divulgou o terceiro beta da nova versão do seu pacote corporativo Office 2007. Ao contrário dos dois lançamentos anteriores, no entanto, o Office 2007 System Beta Test Drive não está disponível para ser baixado dos servidores da Microsoft, para que o usuário instale e teste em seu PC.

À exemplo de serviços como o Writely e o Spreadsheets, o conjunto de aplicativos da Microsoft é acessado online, a partir do navegador do usuário.

O acesso ao Test Drive é relativamente simples: com o Internet Explorer, o único navegador que dá suporte à aplicação online, o usuário se autentica no sistema com seu MSN Passporte (o mesmo usado pelo MSN Messenger) e preenche um cadastro curto.

Ao ser acessado, o Office 2007 System Beta Test Drive cria um sistema operacional Windows XP online em que o usuário pode acessar os 13 aplicativos disponíveis para testes.

Além dos conhecidos Word, PowerPoint, Excel e Outlook, o terceira beta do Office 2007 traz softwares de menor apelo, como o Visio e o InfoPath, que criam,  na ordem, organogramas e formulários.

Por mais que indique uma tendência da Microsoft em entrar no mercado de aplicações online, o Test Drive não passa de uma amostra do que a companhia pode lançar nos próximos meses – seja no pacote Office 2007 ou em possíveis serviços online.

No primeiro, o usuário se depara com as mesmas novidades encontradas nas duas versões anteriores do Office 2007. Os menus de opções do Word, PowerPoint, Excel e Access foram alterados e já não são mais do estilo “drop-&-down” – ao invés disto, a barra com ícones é alterada com funções específicas do menu acessado.

Com a novidade, a formatação de letras e estilos se tornou mais fácil já que basta ao usuário selecionar o texto desejado e colocar o mouse sobre a letra pretendida, por exemplo, para que o documento seja formatado automaticamente.

Os aplicativos também ganharam uma barra de zoom no canto inferior direito, que facilita a visualização rápida de documentos.

A alteração de meio de divulgação do Office, como possível teste da Microsoft para medir o impacto do lançamento de aplicativos online, ganha força com a presença da opção para salvar documentos em PDF em todos os aplicativos no terceiro beta.

Após uma briga judicial com a Adobe, a Microsoft concordou em retirar a função que permite que documentos sejam salvos diretamente em PDF. O Office 2007 System Beta Test Drive, no entanto, ainda permite a criação, o que representa que a Microsoft apenas transcreveu seu segundo beta para o serviço online.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail