Home > Notícias

Ligação certa

Alguns conselhos bastante úteis ao pequeno empresário na hora de tomar decisões sobre telefonia e comunicações

Luis Fernando Tinoco

03/07/2006 às 16h54

Foto:

Conselhos bastante úteis ao pequeno empresário na hora de tomar decisões sobre telefonia e comunicações

1. Faça uma análise detalhada do perfil de tráfego telefônico da empresa, que depende do tipo de negócio. O que pesa mais? Ligações para celular, de longa distância, entre os funcionários da empresa, sempre com os mesmos cliente e parceiros? A partir daí, fica mais fácil definir as prioridades e encontrar soluções bem dimensionadas.

2. Leve em conta se a empresa tem comunicação freqüente entre matriz e filiais ou entre diferentes empresas do mesmo grupo. Uma linha direta entre elas pode gerar economias drásticas, de até 100% em determinados tipos de comunicação.

3. Se as comunicações mais freqüentes forem internas, entre funcionários de diferentes localidades, uma solução gratuita ou quase gratuita como um softphone, cuja qualidade pode variar às vezes, pode não ser nenhum problema. Já se é necessário um sistema de VoIP para comunicações estratégicas, talvez seja melhor optar por uma solução paga e com qualidade assegurada.

4. Procure um consultor de vendas. As operadoras estão voltadas para as pequenas e médias empresas e têm equipes técnicas e comerciais para atendê-las. Soluções e preços customizados individualmente não são mais privilégio das grandes empresas, seja na compra de infra-estrutura ou na contratação de planos de telefonia fixa ou móvel.

5. Invista tempo e energia no estudo de diferentes opções. Um estudo bem feito e um investimento certo podem gerar benefícios de peso e que durem por um tempo considerável.

6. Na hora de escolher, não pense apenas em economizar a qualquer custo e gastar menos, mas em gastar melhor. O investimento em telecomunicações pode significar economia em deslocamentos e em outros custos operacionais, além de criar vantagens competitivas sobre a concorrência.

capa168Leia a reportagem completa na edição de julho de PC WORLD

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail