Home > Notícias

Mercado de chips cresce 9,4% em maio

Volume de vendas globais de chips aumentou para 19,7 bilhões de dólares

Por Dan Nystedt, para o IDG Now!*

04/07/2006 às 11h47

Foto:

Volume de vendas globais de chips aumentou para 19,7 bilhões de dólares

As vendas de semicondutores cresceram 9,4% ano a ano em maio, puxadas por uma forte demanda de chips para telefones celulares e eletrônicos de consumo, reportou a Associação de Indústria de Semicondutores (SAI, em inglês) na segunda-feira (03/07).

O volume de vendas globais de chips aumentou para 19,7 bilhões de dólares em maio, de 18,1 bilhões de dólares no mesmo mês do ano passado, e também cresceu ligeiramente em relação a abril.

Vendas consistentes para computadores pessoais contribuíram para uma forte demanda por chips, disse a SIA, levando a um crescimento de 13,7% nas vendas de memória DRAM (dynamic RAM) em maio.

Mas a forte demanda por chips está derrubando os preços. Os usuários se beneficiam da competição, já que o preço médio de um notebook caiu para menos de mil dólares pela primeira vez, disse a associação.

A projeção é de que as vendas continuem crescendo. “Esperamos ver as vendas globais de semicondutores entre 9% e 10% à frente das registradas no ano passado ao longo dos próximos meses. A demanda do usuário final, os níveis de inventários e a capacidade de utilização, tudo indica condições favoráveis para a indústria”, disse George Scalise, presidente da SIA.

A associação da indústria, que desde 1977 representa as empresas de chip, aumentou em junho sua previsão de crescimento para o mercado em 2006 de 7,9% para 9,8%.

Em maio, o mercado de Américas movimentou 3,52 bilhões de dólares em chips (com alta de 9,6% ano a ano), a Europa 3,21 bilhões de dólares (alta de 0,5%), o Japão 3,78 bilhões de dólares (alta de 4,6%) e a Ásia-Pacífico 9,23 bilhões de dólares (alta de 15%).

*Dan Nystedt é editor do IDG News Service, em Taipei.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail