Home > Notícias

Investimento pago em quatro meses

Luis Fernando Tinoco

04/07/2006 às 12h08

Foto:

A Cavemac, fabricante de peças para máquinas de costura industriais localizada no Bom Retiro, em São Paulo, vivia uma situação de altos gastos com telefone. Além de parte de seus 80 funcionários conversar diariamente com clientes em todo o Brasil e com fornecedores no Japão, China e Estados Unidos, os administradores da empresa precisavam manter contato freqüente com outra companhia do grupo, o Parque Hotel Pimonte, em São Francisco de Pádua, em Minas Geras.

Depois de testar softwares de VoIP, a Cavemac comprou dois equipamentos Skyvoice, com adaptador ATA da Leucotron que possibilita o uso de contas do Skype no PABX convencional da empresa. Um foi instalado na Cavemac e outro no Parque Hotel. “Aproveitamos toda a estrutura que já tínhamos. Só acrescentamos o adaptador.

Foi um investimento de menos de 400 reais”, diz Marcelo Moreno, engenheiro de TI da empresa. “Só com esse tronco único, conseguimos redução de mais de 25% no custo das ligações. Estamos satisfeitos e com plano de expansão”, completa. Para aumentar a economia, a Cavemac publicou em seu website os dados para que seus clientes se comuniquem com ela usando o VoIP, podendo gerar economia dos dois lados. Agora, o próximo passo é comprar mais quatro adaptadores, permitindo assim o uso do VoIP em até cinco ramais simultâneos dentro da empresa.

Para isso, Moreno terá de expandir o link atual de 256 Kbps full duplex para voz e dados que tem com a Embratel. “Temos que aumentar a banda para suportar mais troncos, dobrar para 512 Kbps. Mas o custo-benefício é muito bom. Será um investimento de 640 reais nos quatro adaptadores Skyvoice e o custo do link subirá para cerca de 250 a 300 reais mensais. Tudo isso se paga em quatro meses de uso.”

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail