Home > Notícias

BenQ lançará primeiro gravador do formato Blu-Ray em agosto

Duas semanas após Toshiba anunciar gravador HD-DVD, BenQ anuncia aparelho similar do padrão rival, que custará cerca de mil dólares

Por Dan Nystedt, para o IDG Now!*

04/07/2006 às 11h37

Foto:

Duas semanas após Toshiba anunciar gravador HD-DVD, BenQ anuncia aparelho similar do padrão rival, que custará cerca de mil dólares

A BenQ planeja lançar um gravador de mídia no formato Blu-Ray até o final de agosto, o que faz da companhia uma das primeiras a lançar tal dispositivo.

O aparelho da empresa de Taiwan, anunciado no começo de junho, na feira Computex, será inicialmente vendido na Europa, China e Taiwan por 799 euros (1.022 dólares), de acordo com um porta-voz da BenQ nesta terça-feira (04/07).

O anúncio do lançamento do BW1000 chega menos de duas semanas após a Toshiba anunciar o primeiro gravador do formato rival, o HD-DVD. Além de gravar conteúdo em alta definição, o RD-A1 terá disco rígido interno de 1 TB e chegará ao mercado em julho.

Assim como aconteceu com os reprodutores de mesa, os gravadores de HD-DVD terão algum tempo de vantagem no mercado mundial - enquanto a janela entre o lançamento dos players do formato da Toshiba e do Blu-Ray foi de três meses, haverá apenas um mês para o gravador HD-DVD tentar ganhar mercado antes da estréia do BW1000.

O novo equipamento Blu-Ray reproduzirá e gravará CDs e DVDs, o que o torna compatível com os formatos mais comuns de mídias de armazenamento óptico no mercado.

A tecnologia Blu-Ray, que usa um laser azul ao invés de lasers vermelho ou infravermelho usados em CDs e DVDs, permite que usuários armazenem mais dados em um único disco. O BW1000 conseguirá gravar até duas horas de televisão em alta definição em um disco Blu-Ray de apenas uma camada, que tem capacidade de 25 GB.

A mídia pode ainda gravar 13 horas de televisão em definição padrão, disse a BenQ. Um disco de duas camadas permitirá que usuários gravem até 50 GB em um disco.

O Blu-Ray é uma das duas tecnologias que batalham para substituir o DVD como mídia para conteúdo de alta definição. A disputa entre o Blu-Ray e o rival HD-DVD é um jogo perigoso para ambos, já que um não é compatível com o outro. O perdedor pode facilmente sair do mercado consumidor, assim como aconteceu com o formato Betamax, que perdeu para o VHS na década de 80.

Usuários estão em um dilema pela escolhe por um formato já que o aparelho escolhido pode ser o perdedor da batalha, o que significa, na prática, que estúdios lançarão menos filmes para o formato preterido.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail