Home > Notícias

Microsoft integra suporte a formato aberto OpenDocument ao Office

Em resposta à pressão de governos, empresa vai aderir a tradutores para formatos abertos na versão 2007 do pacote de aplicativos

Por Steven Schwankert, para o IDG Now!*

06/07/2006 às 13h10

Foto:

Em resposta à pressão de governos, empresa vai aderir a tradutores para formatos abertos na versão 2007 do pacote de aplicativos

A Microsoft anunciou na quarta-feira (05/07) a criação do projeto Open XML Translator, que permitirá que o seu pacote de produtividade Office suporte os documentos no formato OpenDocument Format (ODF).

O movimento é uma resposta a exigências de governos de que a companhia tornasse seus produtos compatíveis com o ODF – entre eles os governos da Bélgica, Dinamarca e o governo do Estado de Massachusetts, Estados Unidos.

A companhia diz que a próxima versão do Office 2007, agora prevista para o início do próximo ano, vai incluir menus para XML, ODF e PDF, da Adobe Systems. O suporte ao ODF se estenderá a três dos principais formatos de arquivos da Microsoft - Word, Excel e PowerPoint.

Um protótipo do primeiro tradutor para o Word 2007 será publicado na quarta-feira no SourceForge.net, popular repositório de aplicações de código aberto, e estará disponível sob a licença  Berkeley Software Distribution (BSD), que permite o uso e a revisão do código do software sem pagamento de licença.

Uma versão final do tradutor para o Word estará disponível até o final deste ano, com as edições voltadas ao Excel e o PowerPoint previstas para 2007, disse a Microsoft.

Os tradutores serão retroativamente compatíveis, podendo ser instalados em versões mais antigas do Office – embora a Microsoft não tenha dito quais.

Empresas parceiras assumirão a autoria das ferramentas de tradução, entre elas a francesa Clever Age, a indiana Aztec Software & Technology Services e a alemã Dialogika, como colaboradoras do Open XML Translator.

A Microsoft recusava anteriormente o ODF, diante da popularidade dos formatos proprietários do seu Office.

O ODF é o formado de documento aberto criado pela OASIS (Organization for the Advancement of Structured Information Standards), que recebe o apoio de advogados do software de código aberto como a Sun.

*Steven Schwankert é editor do IDG News Service, em Pequim.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail