Home > Notícias

Google vira sinônimo de busca em dicionário nos EUA

Nome próprio ganha status de verbo e entra para categoria de marcas que simbolizam produtos, como bombril e band-aid

Por Redação do IDG Now!

07/07/2006 às 12h45

Foto:

Nome próprio ganha status de verbo e entra para categoria de marcas que simbolizam produtos, como bombril e band-aid

A popularidade da ferramenta de buscas do Google acaba de lhe render um lugar no dicionário, ao lado de outros nomes próprios que ganharam um significado particular, como Xerox.

O dicionário norte-americano Merriam-Webster incorporou o verbo “to google” ao seu acervo de definições. O verbete define o termo como verbo transitivo e explica seu significado: “usar a ferramenta de busca do Google para obter informações na rede mundial de computadores”.

O Merriam-Webster não é o primeiro dicionário a reconhecer Google como sinônimo de busca. O dicionário de Oxford acrescentou a definição à sua mais recente atualização, em meados de junho, mas manteve a primeira letra da palavra maiúscula, o que ainda acarreta um certo indicativo de nome próprio.

O verbo “googar”, em versão aportuguesada, é mais um exemplo de uma marca que se torna tão popular que acaba por dar nome a uma categoria de produtos. No Brasil, alguns termos como gilete (lâmina de barbear), bombril (palha de aço), band-aid (curativo) e xerox (fotocópia) passaram pelo mesmo processo e garantiram seu espaço no dicionário Houaiss.

Além do verbo “google”, o Merriam-Webster legitimou alguns termos correntes no mundo da tecnologia na sua última atualização, incluindo ringtone (som emitido por um celular para sinalizar a recepção de uma ligação), spyware (software que se instala no computador sem que o usuário saiba e transmite informações sobre suas atividades pela internet), text messaging (envio de mensagens de texto eletrônicas entre celulares) e a curiosa gíria mouse potato (em português batata de mouse), que designa uma pessoa que passa muito tempo à frente do computador.

Na sua atualização de junho, o dicionário de Oxford também incorporou uma série de termos do jargão da tecnologia, incluindo adware (anúncios integrados a softwaes, que podem ter comportamento malicioso), digicam (câmera digital) e hacktivism (ativismo hacker).

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail