Home > Notícias

Software Excel tem quarta falha considerada crítica em três semanas

Menos de um mês após 1º brecha, software de planilhas é alvo de nova vulnerabilidade que permite ataques remotos ao PC do usuário

Por Redação do IDG Now!

07/07/2006 às 12h48

Foto:

Menos de um mês após 1º brecha, software de planilhas é alvo de nova vulnerabilidade que permite ataques remotos ao PC do usuário

O aplicativo de planilhas Excel, da Microsoft, acumulou sua quarta vulnerabilidade de segurança em menos de um mês nesta quinta-feira (06/07), quando a consultoria de segurança Secunia divulgou novo alerta para o software.

Segundo o anúncio, uma falha na maneira como o programa lida com colunas com estilos muito longas permite que hackers efetuem ataques do tipo "estouro de memória" (do inglês, buffer overflow) com sucesso e acessem dados pessoais do usuário.

Para que a falha funcione, diz o comunicado, o usuário terá que restaurar documentos formatados anteriormente ou escolher a opção "Estilo" no menu do aplicativo.

A brecha afeta as versões 2000, 2002, 2003 e XP do aplicativo de planilhas da Microsoft apenas em certas línguas orientais, como o chinês, diz a Secunia.

Para não correr risco de infecção, a consultoria sugere que o usuário não abra arquivos que vieram de fontes não confiáveis.

Poucos dias após seu pacote mensal de correção relativo a junho, a companhia alertou para a primeira brecha detectada no Excel, enquanto a segunda e a terceira foram dectecadas na semana seguinte.
Com o anúncio desta nova brecha, já são quatro as vulnerabilidades consideradas "críticas" que atingem o aplicativo de planilhas em apenas três semanas.

Em comunicado que antecede a publicação do seu pacote mensal de julho, a Microsoft alertou que divulgará sete pacotes de correção para falhas que atingem o sistema operacional Windows e o pacote de produtividade Office na próxima terça-feira

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail