Home > Notícias

Na dúvida, previna-se

Tem uma maneira mais segura de executar programas suspeitos no Windows XP. Explore-a

Scott Dunn - PCW/EUA

07/07/2006 às 11h42

Foto:

Tem uma maneira mais segura de executar programas suspeitos no Windows XP. Explore-a

Você não precisa ser alertado novamente para manter a proteção contra vírus atualizada ou tomar cuidado com os programas que baixa. Mas pode ter dúvidas de se é ou não seguro instalar e executar um determinado software. Nessas situações, é bom saber que você pode fazer uma instalação limitada de um programa suspeito com o uso de um recurso útil do Windows XP.

Para ativar com segurança um programa ou atalho duvidoso, clique nele com o botão direito do mouse e escolha Executar Como. Em alguns casos – um novo e misterioso ícone no Painel de Controle (.cpl), por exemplo –, talvez você precise manter a tecla Shift pressionada para ver a opção Executar Como no menu de contexto.

Na caixa de diálogo Executar Como, selecione Usuário Atual e certifique-se de que esteja marcada a opção Proteger Meu Computador e Meus Dados Contra Atividades Não Autorizadas de Programas. Clique em OK. Quando roda no modo Proteger Meu Computador..., o programa lê configurações do Registro, mas não pode mudá-las. Além disso, se o disco rígido estiver formatado em NTFS, o programa não pode alterar nenhum arquivo associado ao perfil atual, incluindo cookies, arquivos temporários de internet, Área de Trabalho e Meus Documentos. Embora proteja contra programas potencialmente prejudiciais em execução no seu sistema, essa opção penaliza muitos aplicativos inteiramente saudáveis que precisam armazenar configurações ou arquivos em um desses locais. Portanto, talvez você queira reservar este truque exclusivamente para aplicativos suspeitos ou de origem duvidosa ou desconhecida.

O blogueiro Aaron Margosis (www.pcworld.com.br/margosis) descobriu outro bom uso para a opção Proteger Meu Computador e Meus Dados Contra Atividades Não Autorizadas de Programas: se você precisa impedir que um site específico deixe dados no seu disco rígido, abra o Internet Explorer com esta opção antes de visitar o site. Mas, atenção: quando o IE estiver rodando nesse modo protegido, você não poderá acessar nenhum site seguro cuja URL comece com “https://”. Além disso, alguns comandos (Abrir Em Uma Nova Janela, no menu contextual, por exemplo) talvez não funcionem. 

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail