Home > Notícias

Firefox aumenta participação no mercado de browsers

OneStat afirma que browser de código aberto responde por 12,93%, enquanto NetApplications vê participação de 10,77% no período

Por Redação do IDG Now!

10/07/2006 às 14h02

Foto:

OneStat afirma que browser de código aberto responde por 12,93%, enquanto NetApplications vê participação de 10,77% no período

O navegador de código aberto Firefox, da Fundação Mozilla, apresentou leve crescimento no mês de junho e oscilou entre 12,93% e 10,77%  do mercado de browsers no período, segundo dados das empresas OneStat e NetApplications, respectivamente.

Isso representa um crescimento de 1,14 pontos percentuais em junho em relação à maio, de acordo com a pesquisa da OnetStat. Na NetApplications, o crescimento foi menor: apenas 0,19 pontos percentuais.

O estudo da OneStat aponta que a queda de 2,12 pontos percentuais na participação do Internet Explorer, que chegou a 83,5% no período, junto à aproximação do Firefox dos 13% do setor indicam a volta de um rápido crescimento do navegador de código aberto, que passou por um longo período de estabilidade.

A lista da OneStat é complementada ainda pelo Safari, da Apple, com 1,84%, pelo Opera, com 1% e pelo Netscape, com 0,16%.

Os dados da NetApplications, por sua vez, apontam uma diferença maior entre os navegadores da Microsoft, com 84,04%, e da Fundação Mozilla, com 10,77%..

Enquanto o Internet Explorer caiu 0,12 pontos percentuais em junho, a participação do Firefox foi apenas 0,19 pontos percentuais maior que no mês anterior.

O destaque da lista da NetApplications fica com o navegador da Apple Safari, que, em menos de um ano, saltou de 2,13% dos aplicativos em julho do ano passado para os 3,19% registrados em junho.

A Fundação Mozilla divulgou nesta segunda-feira (10/07) a primeira versão beta do esperado Firefox 2. A Microsoft, por sua vez, já havia divulgado o terceiro beta do Internet Explorer 7 no final de junho.

Ambos deverão chegar em versão final para o usuário final no começo do segundo semestre de 2007.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail