Home > Notícias

Microsoft oferecerá CRM Live em 2007

Prevista para o segundo semestre, aplicação é a terceira a ser oferecida como serviço

Por China Martens, para o IDG Now!*

11/07/2006 às 16h11

Foto:

Prevista para o segundo semestre, aplicação é a terceira a ser oferecida como serviço

O software Dynamics CRM (customer relationship management), da Microsoft, será o terceiro produto da companhia a ser oferecido no modelo de software como serviço. A companhia anunciou nesta terça-feira que pretende lançar o CRM Live no segundo trimestre de 2007, inicialmente apenas na América do Norte.

Não haverá limite de usuários para o serviço hospedado, embora ele seja inicialmente voltado a pequenos negócios, com oito a dez posições. No começo, a Microsoft vai oferecer o serviço a partir de seus próprios data centers, mas depois os clientes terão mais duas alternativas: utilizar servidores próprios ou a infra-estrutura de parceiros. As três opções terão a mesma base de código, portanto os clientes poderão alternar de uma a outra conforme suas necessidades.

Para Rob Bois, diretor de pesquisa da AMR Research, ainda há um amplo mercado para CRM nas pequenas empresas, portanto é bastante “prudente que a Microsoft enderece este segmento”. O serviço também atrai divisões de grandes empresas cujas necessidades não são atendidas pelas aplicações corporativas, segundo Liz Herbert, analista sênior no Forrester Research.

O preço de assinatura do CRM Live ainda não foi definido pela Microsoft, mas a companhia já começou a cadastrar parceiros para um programa de testes previsto para o quarto trimestre. No primeiro trimestre de 2007, a iniciativa será ampliada para um programa beta voltado a clientes.

No último ano, a companhia vivenciou um importante momento de oportunidade para o seu software, segundo Brad Wilson, gerente para Microsoft Dynamics CRM. Ele disse que não se surpreenderia se o CRM se tornasse o próximo negócio de 1 bilhão de dólares da Microsoft. A empresa já tem 7,5 mil clientes na área, com um total de mais de 250 mil usuários individuais.

A Microsoft vem enfatizando a abragência do seu software de CRM, o qual ostenta ser capaz de atender desde empresas com cinco posições àquelas com mais de 5 mil.

Em agosto, a empresa pretende oferecer um thin client CRM de código aberto para dispositivos móveis, permitindo aos usuários acessar os recursos do software a partir de portáteis. Segundo ele, o cliente móvel já está até sendo testado no PlayStation Portable.

Wilson afirmou ainda que o Dynamics CRM substituirá o software de CRM da Siebel, usado hoje dentro da companhia, e que até o final do ano o programa deverá estar sendo usado por cerca de mil funcionários.

*China Martens é editora do IDG News Service, em Boston.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail