Home > Notícias

Compras online com cartão devem aumentar 65% em 2006

Pesquisa da operadora indica aumento no uso do meio no e-commerce, impulsionado por eletroeletrônicos e maior confiança do usuário

Por Guilherme Felitti, repórter do IDG Now!

12/07/2006 às 13h54

Foto:

Pesquisa da operadora indica aumento no uso do meio no e-commerce, impulsionado por eletroeletrônicos e maior confiança do usuário

O uso do cartão de crédito em sites brasileiros de comércio eletrônico brasileiro deverá chegar representar 2,4% do volume total de cartões durante este ano, segundo expectativa da pesquisa "O cartão de crédito e o comércio eletrônico", conduzida pela operadora Credicard Itaú e divulgada nesta quarta-feira (12/07).

Traduzido em volume, a cifra deverá chegar a 3,8 bilhões de reais, um aumento de 65% em comparação aos 2,3 bilhões registrados durante os meses de maio de 2005 e 2006.

Segundo Fernando Chacon, o crescimento da utilização dos cartões acima da média esperada para o mercado de e-commerce e o setor de cartões como um todo - 34% e 25%, segundo dados da pesquisa - classifica o dispositivo como o "novo meio de pagamento preferidos dos internautas brasileiros".

O estudo aponta também que 47% das transações realizadas durante o ano passado na internet brasileira - com volume contabilizado de 9,9 bilhões de reais, pelo E-Consulting e Camara-e.net - utilizaram cartões de crédito, na frente de meios como boleto bancário, com 35%, e pagamento na entrega, 14%.

O esperado volume de vendas de 3,8 bilhões de reais durante 2006 reflete também a confiança do usuário nos sistemas de pagamento online. Mesmo com a pequena queda (5%) no valor dos tíquetes, o setor registrou tráfego maior em comparação ao ano anterior graças ao crescimento no número de compras.

Mesmo representando apenas 27% das compras, os eletroeletrônicos são responsáveis por alavancar o valor das compras online de uma maneira geral, afirma Chacon.

O uso do cartão também se mostra uma boa oportunidade para sites de e-commerce e fabricantes, segundo Chacon, já que o tíquete médio gasto por usuários online atingiu 287 reais, valor 219% maior do que os 90 reais gastos em compras realizadas com cartões no mercado convencional.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail