Home > Dicas

Livre-se de mensagens irritantes

Evite correio eletrônico com arquivos muito grandes, proteja-se de spam e elimine mensagens inúteis

12/07/2006 às 11h24

Foto:

Evite correio eletrônico com arquivos muito grandes, proteja-se de spam e elimine mensagens inúteis

E-mail 100x120Colegas mandam e-mail com arquivos imensos?  Amigos pouco experientes na internet não sabem mandar cópia oculta de e-mail para proteger sua privacidade? Quer saber se uma empresa vendeu seu endereço eletrônico para o envio de spam? Veja alguma dicas que podem livrá-lo desse tipo de tormento.

PROBLEMA: Sua conexão ainda é discada, mas muitos amigos não ligam para esse detalhe e mandam emails com arquivos de alguns megabytes. 
SOLUÇÃO: Não é preciso trocar de amizades. Basta pular os downloads colossais. Só demora alguns minutos mudar as configurações no programa de e-mail.  No Outlook Express, crie uma regra: selecione Ferramentas/ Regras para Mensagens/E-mail. Percorra as condições e marque Quando o Tamanho da Mensagem for Superior ao Tamanho. Siga pelo menu Selecione as Ações para a Regra e marque Não Descarregá-la do Servidor. (Infelizmente, você nunca saberá que a pessoa lhe enviou um e-mail.) Na caixa Descrição da Regra, clique no link do tamanho, defina o máximo permito para a mensagem e clique em OK duas vezes. No Outlook 2003, escolha Ferramentas/Opções, selecione a guia Configurar Email, clique em Enviar/Receber, logo em seguida em Editar, e marque Baixar Item Completo, Incluindo Anexos e Baixar Apenas Cabeçalhos de Itens Maiores Do Que [x] KB (onde x é um número que você escolhe em um menu drop-down). Marque a caixa ao lado de Receber Itens de Email.

PROBLEMA: Sua mensagem de e-mail para um grupo de amigos chega com uma lista de endereços maior do que a própria mensagem.
SOLUÇÃO: Você está acrescentando endereços de email ao campo Para: e transmitindo o endereço de todo mundo. Mantenha o anonimato de todos usando o recurso de cópia oculta do e-mail. Às vezes é complicado encontrá-lo. No Outlook Express, selecione Exibir e marque Todos os Cabeçalhos. No Outlook, escolha Exibir e marque Campo Cco. No Netscape, clique no campo Para e vá a Cco. No Yahoo Mail, clique em BCC. Os mais fáceis são AOL.com, Eudora e MSN Hotmail – basta preencher o campo Cco. O serviço online AOL clássico é mais trabalhoso: na caixa Copy To, entre com o endereço de e-mail de cada destinatário em parênteses.  Cópias ocultas de endereços têm um lado negativo e alguns provedores de internet chegam a rejeitá-las.  Mas há uma solução: em vez de usar e-mail, envie lotes de mensagens (2.400 de uma vez só) através dos serviços Web gratuitos como Yahoo Groups (http://-groups.yahoo.com/).

PROBLEMA: a tela de boas-vindas do Windows XP costuma dizer que você tem mensagens não lidas mesmo quando não tem. Isso acontece porque a tela é atualizada se você tem Hotmail, Outlook ou Outlook Express (mesmo que você use outro aplicativo de e-mail).
SOLUÇÃO: para impedir que este alerta apareça, use o software gratuito Tweak UI, (www.pcworld.com.br/tweakui), expanda Logon e desmarque Show Unread Mail on Welcome Screen. Isso não funcionará se seu computador estiver conectado a um domínio de rede. 
DICA RÁPIDA: quer investigar as mensagens que chegam? Se você tem uma conta no Gmail ou usa o EarthLink, experimente acrescentar um sinal de mais e alguns caracteres depois do seu nome (algo como fulano+xyz@gmail.com) quando preencher formulários web. As mensagens enviadas chegarão a sua caixa de e-mails, mesmo com esse endereço estranho. Assim é possível ver se uma empresa está revendendo seu endereço de e-mail para spammers.  (STEVE BASS – PCW/EUA)

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail