Home > Dicas

Mudança sem trauma

Saiba como mover arquivos em seu computador para uma nova partição sem deixar dados importantes para trás

14/07/2006 às 11h27

Foto:

Saiba como mover arquivos em seu computador para uma nova partição sem deixar dados importantes para trás

disco - 100x120Se você já criou uma nova participação no disco rígido do computador e moveu para lá todos os arquivos que estavam na pasta Meus Documentos, saiba que reposicionar os dados no computador não é tão fácil quanto arrastar uma pasta. Por padrão, o Windows XP e o 2000 colocam os arquivos na pasta Documents and Settings, mas alguns arquivos nessa pasta não devem ser movidos.

Como resolver isso? Para começar, faça um  backup do Registro (saiba como em Cuidado e manutenção do Registro do Windows, no endereço www.pcworld.com.br/backupregistro). Depois, use um programa como o PartitionMagic, da Symantec (www.pcworld.com.br/partitionmagic), que custa R$ 69, ou Disk Director Suite (www.pcworld.com.br/diskdirectorsuite), cotado a R$ 129, para ajustar as partições da unidade de disco rígido. Quando o HD estiver particionado, feche todos os aplicativos exceto o Windows Explorer.

Verifique se seu PC mostra os arquivos e pastas ocultas: no Windows Explorer, selecione Ferramentas, Opções de Pastas e Modo de Exibição. Confira se a opção Mostrar Pastas e Arquivos Ocultos está marcada e clique em OK. Se quiser, pode reverter isso quando terminar o processo.

No Windows Explorer, vá para a partição de dados que acabou de criar (vamos  chamá-la de “X:”). Crie pastas para cada usuário com um login: selecione Arquivo, Novo, Pasta e entre o Nome do Usuário. Repita os passos abaixo para cada usuário na máquina.

A pasta C:\Documents and Settings\Nome de Usuário (Nome de Usuário é o seu login no seu PC) contém quatro pastas que provavelmente guardam dados importantes: Meus Documentos, Dados de Aplicativos, Configurações Locais e Favoritos, se você usar o Internet Explorer.

Se você não moveu Meus Documentos, clique com o botão direito do mouse na pasta Meus Documentos no Windows Explorer e selecione Propriedades. Entre no campo Destino: X:\Nome de Usuário\Meus Documentos como novo caminho (onde “X” é a letra do drive da sua nova partição e Nome do Usuário é o seu login) ou clique em Mover e selecione um novo destino. Depois de pedir permissão, o Windows vai mudar a localização de Meus Documentos e mover os arquivos reais.

Mover a pasta Dados de Aplicativos é mais complicado. Faça o login em cada conta e arraste a pasta Dados de Aplicativos no Explorer de C:\Documents and Settings\Nome de Usuário para X:\Nome de Usuário. Agora selecione Iniciar, Executar, digite Regedit e pressione Enter. No painel esquerdo, selecione HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Explorer\User Shell Folders. Dê um duplo clique no valor AppData, mude o campo Dados do Valor para X:\Nome de Usuário\Dados do Aplicativo e pressione Enter. Faça logoff e depois logon na mesma conta novamente. É hora de remover a pasta Dados de Aplicativos do local antigo.

Em seguida, mude o valor de Favoritos no Editor de Registro como fez com o valor AppData. Se você tiver o Tweak UI da Microsoft (que faz parte do pacote PowerToys para Windows XP, disponível em www.pcworld.com.br/tweakui), use a opção My Computer, Special Folders do programa, que torna muito rápido mudar os locais de diversas pastas.

Por fim, mova os dados compartilhados. No Windows Explorer, crie uma pasta chamada X:\All Users. Use a técnica acima empregada com Dados de Aplicativos para mover os Documentos Compartilhados e Dados de Aplicativos (estão dentro de C:\Documents and Settings\All Users) para este novo local. Abra o Editor de Registro e vá a HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Explorer\User Shell Folders. Acrescente o novo local (X:\All Users) no campo Dados do Valor de Common AppData e Common Documents. Feito. Agora todos os seus arquivos e configurações do Windows estão presentes na nova partição que você criou. (PC WORLD - EUA)

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail