Home > Notícias

Ferramenta evita que links para spams apareçam em buscas

Strider Search Defender identifica URLs que estão sendo distribuidoras por meio de recados em redes sociais, blogs e fóruns

Por Elizabeth Montalbano, para o IDG Now!*

14/07/2006 às 11h31

Foto:

Strider Search Defender identifica URLs que estão sendo distribuidoras por meio de recados em redes sociais, blogs e fóruns

Pesquisadores da Microsoft lançaram uma ferramenta que tem como objetivo prevenir o uso de mecanismos de buscas para propagar links que ajudam a direcionar tráfego a sites de spam.

O Strider Search Defender identifica URLs que estão sendo distribuidoras por meio de recados em redes sociais (como o Orkut e o MySpace), posts em blogs e discussões em fóruns e pode evitar que estas URLs sejam indexadas aos mecanismos de busca, disse Yi-Min Wang, do Microsoft Research.

O objetivo é combater uma técnica que vem sendo amplamente usada pelos spammers. Ao invés de deixar os recados diretamente nas páginas, eles deixam links para os sites de spam, criando um amplo número de referências em sites válidos. Isso faz com que sejam indexados por buscadores - como Google, Yahoo e MSN - e apareçam com freqüência em resultados de buscas.

A ferramenta usa elementos de tecnologias desenvolvidas no passado pela Microsoft, em projetos chamados Strider, HoneyMonkey e Typo Patrol, para vasculhar os sites que foram vítimas de spammers e retirar os links antes que sejam indexados pelos buscadores. Ela também traz um componente capaz de diferenciar URLs legítimas das que levam a spams.

Nos casos em que o spammer usa um domínio legítimo para criar um site de spam (como serviços gratuitos de blog, por exemplo, o que poderia enganar os buscadores e usuários com facilidade), a  ferramenta notifica o administrador que o serviço está sendo usado indevidamente para que a página seja removida.

Além de apresentar as especificações da ferramenta, o Microsoft Research também publicou informações sobre como os administradores de serviços gratuitos de comunidades, blogs, fóruns podem evitar que spammers usem seus serviços para explorar os mecanismos de busca.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail